Logo ClickeAprenda
GEO

Conhecendo o Brasil


Publicada em: 06/04/2005

Vamos falar novamente de um escritor do Sul. Desta vez um relançamento, somado à publicação de um livro inédito, traz de volta à cena o escritor paranaense Paulo Leminski. Poeta que escreveu também o seu tantinho de prosa, Leminski possuía um estilo bem próprio, com poemas irreverentes que influenciaram as últimas gerações.

Pois bem, depois de 15 anos de sua morte, o poeta está sendo revisitado com o lançamento de Gozo Fabuloso, livro de contos e crônicas.

 

Mas apesar da diminui√ß√£o do uso desses gases, o desmatamento florestal atrav√©s de queimadas continua aumentando a cada ano. Usados para transformar mata nativa em √°reas prop√≠cias para a agropecu√°ria, as queimadas e inc√™ndios florestais continuam sem controle, destruindo grandes √°reas de vegeta√ß√£o anualmente. A taxa de desflorestamento da Amaz√īnia apresenta valores muito altos, e n√£o tem mostrado tend√™ncia de decl√≠nio.

O aumento da produtividade da agropecuária fez com que a quantidade de fertilizantes  e agrotóxicos, utilizada em terras brasileiras aumentasse. Embora o uso de agrotóxicos e fertilizantes tenha aumentado, os agricultores vêm optando por produtos menos tóxicos.

 

Todas estas informa√ß√Ķes est√£o nos Indicadores de Desenvolvimento Sustent√°vel 2004, do IBGE.¬†O IBGE dividiu¬† os indicadores em quatro √°reas (ambiental, social, econ√īmica e institucional), essa publica√ß√£o cont√©m um conjunto de 59 indicadores que nos ajudam a entender e conhecer melhor nosso pa√≠s e suas caracter√≠sticas. Na √°rea ambiental encontramos informa√ß√Ķes sobre a¬† qualidade das √°guas de rios e represas, sobre queimadas e inc√™ndios florestais, desmatamento, saneamento b√°sico, desertifica√ß√£o, tr√°fico de animais, etc.

O IDS 2004 tamb√©m tem informa√ß√Ķes nas √°reas social, econ√īmica e institucional. Os indicadores demonstram que caiu o n√ļmero de interna√ß√Ķes por doen√ßas relacionadas √† falta de saneamento b√°sico, enquanto continuam a crescer o n√ļmero de v√≠timas de homic√≠dios e de acidentes de tr√Ęnsito, o n√≠vel de faveliza√ß√£o. O PIB, o consumo de energia e de minerais e a participa√ß√£o de material reciclado nas atividades industriais tamb√©m constam do IDS 2004. Os gastos com Pesquisa e Desenvolvimento e com a prote√ß√£o ao meio ambiente, o n√ļmero de domic√≠lios e escolas com aceso √† internet est√£o entre os indicadores institucionais.

Que tal você dar uma olhadinha no IDS 2004.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA