Logo ClickeAprenda
EFI

Depois do Pan, fique de olho no Parapan


Publicada em: 00/00/0000

Os Jogos Parapan-americanos são um evento multidesportivo para pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim como os Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíadas) são baseados nos Jogos Olímpicos (Olimpíadas), os Jogos Parapan-americanos se baseiam nos Jogos Pan-americanos. De 12 a 19 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro vai abrigar este que é o maior evento do esporte adaptado do continente: os Jogos Parapan-americanos Rio 2007. Participam desta edição cerca de 1300 atletas de 26 países, todos participantes da ODEPA.

Logotipo oficial do Parapan Rio-2007

Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 s√£o a terceira edi√ß√£o do evento e a primeira que ocorre nos moldes das Paraolimp√≠adas: nas mesmas instala√ß√Ķes de sua vertente ol√≠mpica e imediatamente ap√≥s os jogos convencionais. Deste modo, o Brasil tem o privil√©gio de protagonizar a inser√ß√£o do esporte adaptado nos moldes ol√≠mpicos no continente americano.
A origem do Parapan remete a 1967, ocasião dos Jogos Pan-americanos para Paraplégicos em Winnipeg, Canadá, competição que reuniu seis países em disputas de esportes em cadeiras de rodas. Outra data marcante para o movimento americano paraolímpico é 1995, quando três eventos seguidos ocorreram na Argentina: os Jogos Pan-Americanos de Cadeira de Rodas, em setembro, na cidade de Buenos Aires, os Jogos Pan-americanos para Cegos, em novembro, também na capital portenha, e os Jogos Pan-americanos dos Deficientes Mentais, em dezembro, na cidade de Mar del Plata.

Os primeiros Jogos Parapan-americanos formais realizaram-se em 1999, na Cidade do México, com a participação de 1200 atletas de 20 países, que competiram em quatro esportes: Atletismo, Natação, Basquete e Tênis de Mesa.
Mar del Prata foi o cenário da segunda edição do evento, em 2003. Na ocasião, o Brasil conquistou 165 medalhas, sendo 81 de ouro, 53 de prata e 31 de bronze. O desempenho brasileiro garantiu o segundo lugar geral na competição.

Voleibol sentado

A cada edi√ß√£o dos Jogos Parapan-americanos, aumenta o interesse em rela√ß√£o ao segmento paraol√≠mpico e, consequentemente, a valoriza√ß√£o da categoria pelo poder p√ļblico. Desde a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Parapan-americanos, o Brasil tem realizado a√ß√Ķes para divulgar e apresentar √† sociedade as modalidades que ser√£o desenvolvidas.
Todas as adapta√ß√Ķes de infra-estrutura para a realiza√ß√£o dos Jogos ser√£o financiadas integralmente pelo Governo Federal, com recursos da ordem de R$ 60 milh√Ķes.

Classificatória para as Paraolimpíadas de Pequim 2008, a terceira edição dos Jogos Parapan-americanos irá contar com a realização das seguintes modalidades:

Futebol de 5

- Atletismo
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Futebol de 5
- Futebol de 7
- Jud√ī
- Levantamento de peso
- Natação
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Voleibol sentado




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA