Logo ClickeAprenda
HIS

Transporte aéreo?


Publicada em: 00/00/0000

Diante do maior acidente a√©reo do Brasil, no dia 17 de julho, ter√ßa-feira, debates acalorados sobre a situa√ß√£o do transporte a√©reo foram levantados. Os aeroportos brasileiros est√£o ultrapassados? Congonhas √© uma exce√ß√£o dentro do Brasil? √Č seguro viajar de avi√£o em nosso pa√≠s? A culpa pelo acidente √© do governo? Do mau tempo de S√£o Paulo?

Mas uma questão, porém, tem passado despercebida: quais as alternativas de transporte rápido pelo Brasil? A crise no setor aéreo brasileiro não tem favorecido, nem de longe, uma discussão mais ampla da questão do transporte em nosso país.

Aeroporto de Congonhas em S√£o Paulo

As medidas anunciadas pelo presidente Lula para tentar contornar o problema do apagão aéreo nem sequer mencionam a possibilidade de investimentos em formas alternativas de transporte.

√Č claro que √© urgente investir na melhoria dos aeroportos e sistema de controle do tr√°fego a√©reo, por√©m, tamb√©m √© urgente investir em outras formas de transporte para interligar o nosso pa√≠s.

Trem Bala

Com dimens√Ķes continentais, o Brasil √© totalmente dependente do transporte rodovi√°rio e aerovi√°rio para o deslocamento de pessoas e mercadorias.

Ora, não vem de hoje uma série de estudos mostrando as facilidades do transporte ferroviário: mais seguro, menos poluente, extremamente veloz e capaz de transportar toneladas e toneladas de mercadorias por um custo bastante baixo.

Resta-nos saber quando este tipo de transporte vai come√ßar a ser levado a s√©rio no Brasil. Nas primeiras d√©cadas do s√©culo XX, quando ainda t√≠nhamos uma boa malha ferrovi√°ria, o interesse privado de empresas automobil√≠sticas e petrol√≠feras foi mais forte que o interesse p√ļblico. Resultado: sucateamento do transporte ferrovi√°rio no Brasil.

E agora, ser√° que alguma coisa mudou?




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA