Logo ClickeAprenda
SOC

Atletas em fuga


Publicada em: 00/00/0000

O √ļltimo dia dos Jogos Pan-Americanos reservou uma surpresa desagrad√°vel para quem aguardava o fim da festa: mais da metade da delega√ß√£o de Cuba foi obrigada a partir antecipadamente para o seu pa√≠s, isso depois de uma ordem desesperada do governo de Fidel Castro.

Pódios vazios, entregas de medalhas desfeitas, quase inexistência no desfile de encerramento.

Bandeira cubana

Tudo isto por um triste motivo: um boato de que um grande n√ļmero de atletas cubanos desertaria da delega√ß√£o, procurando asilo pol√≠tico no Brasil.

O alerta pode ter sido exagerado, ou mesmo falso, mas o fato é que até aquele dia, quatro pessoas da delegação cubana haviam fugido da chamada vila pan-americana: dois boxeadores, um técnico da ginástica olímpica e um jogador de handebol.

Deser√ß√Ķes n√£o s√£o, na verdade, incomuns em se tratando do esporte cubano. V√°rios atletas, como, por exemplo, ex-jogadores da sele√ß√£o masculina de v√īlei, j√° se aproveitaram de viagens ao exterior para realizar fugas.

Mas, por que isso?

Bem, o próprio fato de utilizarmos o termo "fuga" ou "deserção" já nos dá a ideia de que alguma coisa está errada, já que ninguém foge de algum lugar, a não ser que esteja preso por alguma razão.

Ruas de Cuba

E a raz√£o neste caso n√£o √© a culpa dos atletas, mas sim de um posicionamento pol√≠tico: Cuba vive h√° d√©cadas sob o governo de um ditador e sob um bloqueio econ√īmico, o que causa enormes constrangimentos para a sua popula√ß√£o, principalmente √†s pessoas que t√™m acesso ao mundo "l√° de fora" e conseguem compreender as priva√ß√Ķes √†s quais seu povo √© submetido.

Voltar a Cuba √© retornar √† d√©cada de 50: com seus carros velhos, suas casas destru√≠das, sua falta de energia el√©trica, sua alimenta√ß√£o inapropriada, suas institui√ß√Ķes falidas.

Sinal de que educa√ß√£o e cultura n√£o s√£o suficientes para anular grande parte das necessidades humanas, e de que nenhuma na√ß√£o √© apenas uma ilha a ponto de conviver com os outros quase que apenas em competi√ß√Ķes esportivas.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA