Logo ClickeAprenda
GEO

Republika Hrvatska


Publicada em: 00/00/0000

A Copa do Mundo de futebol está começando. Como estamos fazendo nossa pequena viagem pelo mundo, achei que seria interessante conhecermos os países adversários do Brasil. Hoje vamos conhecer o primeiro adversário do Brasil na Copa, um pequenino país da Europa: a Croácia. Ou como se escreve em croata, a Republika Hrvatska. Pensou que o título dessa notícia estava com erros de digitação, não é?

 

A Croácia é um país europeu, que surgiu com a desagregação da antiga Iugoslávia. Seu território tem a forma de uma ferradura. A Croácia tem como países vizinhos: a Eslovênia, a Hungria, a Sérvia e Montenegro e a Bósnia-Herzegovina. Além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. Banhado pelo mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.

Esse pa√≠s foi invadido pela Alemanha nazista em 6 de Abril de 1941, e o ditador fascista Ante Pavelic tornou-se o l√≠der do Estado independente da Cro√°cia. Mas ao final da Segunda Guerra Mundial, Josip Broz Tito havia derrotado os invasores nazistas e unificado todas as rep√ļblicas iugoslavas em torno de um Estado comunista, nascia assim a Iugosl√°via. Com a morte de Tito, em 1980, iniciou-se um processo fragmenta√ß√£o da Uni√£o das Rep√ļblicas Iugoslavas.

Em 25 de junho de 1991, ap√≥s um plebiscito que deu vit√≥ria esmagadora aos separatistas, os croatas anunciaram sua separa√ß√£o da Iugosl√°via. Logo em seguida, o territ√≥rio croata foi invadido pelo ex√©rcito federal iugoslavo, com a desculpa de que a interven√ß√£o era para prote√ß√£o das minorias s√©rvias residentes na Cro√°cia (cerca de 12% da popula√ß√£o). Como os croatas enfrentavam dificuldades para resistir √† ocupa√ß√£o de seu territ√≥rio, as Na√ß√Ķes Unidas intervieram militarmente para assegurar a paz. Ent√£o em 1992, o pa√≠s foi reconhecido como independente. O governo comandado por Franjo Tudjman, no entanto, estava muito longe dos ideais democr√°ticos t√£o sonhados pelo povo croata: censura √† imprensa, expuls√£o de s√©rvios residentes no pa√≠s e interven√ß√£o no conflito b√≥snio marcaram sua administra√ß√£o, encerrada com sua morte, em 1999. Desde ent√£o, a Cro√°cia enfrenta problemas iguais aos de outros pa√≠ses do Leste Europeu: desemprego, corrup√ß√£o e crise econ√īmica.

A seleção da Croácia tenta superar os erros de sua participação na Copa de 2002, quando foi eliminada na primeira fase.

Os croatas chegaram à Copa do Mundo da Alemanha depois de se classificarem invictos nas Eliminatórias da região europeia. Desde que se tornaram independentes da Iugoslávia, em 1992, os croatas tentaram se classificar três vezes para a Copa do Mundo, e conseguiram a classificação em todas.

A sele√ß√£o da Cro√°cia tenta superar os erros de sua participa√ß√£o na Copa de 2002, quando foi eliminada na primeira fase. E se agarra nas boas recorda√ß√Ķes da Copa da Fran√ßa, quando, comandados pelo t√©cnico Mirko Jozic, quase chegaram √† final da competi√ß√£o. Foram barrados pelos donos da casa, que n√£o deixaram a sele√ß√£o entrar para o rol das finalistas de um Mundial. A Cro√°cia acabou ficando com o terceiro lugar.

A atual seleção da Croácia conta com o toque refinado do meio-campista Niko Kranjar e espera os gols do artilheiro Dado Prso, que tenta repetir a boa campanha que fez na Copa da França. A Croácia está no Grupo F da Copa junto com o Brasil, Japão e Austrália. Vai ser o nosso primeiro adversário.O jogo será no dia 13 de junho, a partir das 16:00 hs. Pegue sua bandeira, sua corneta e vamos torcer pelo BRASIL.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA