Logo ClickeAprenda
HIS

História de Berlim


Publicada em: 00/00/0000

Nessa época de Copa do Mundo, a televisão, os jornais e as revistas têm falado muito a respeito de Berlim. Comentam sobre a sua estrutura, os habitantes locais, os times sediados na cidade e o esplendoroso estádio Olympiastadion. Também não é para menos, além de ser uma das cidades sede da Copa, Berlim abrigará ainda a grande final do mundial em 9 de julho. Mas o que você conhece da história dessa cidade? Já ouviu falar no Muro de Berlim? Vamos embarcar rumo ao passado e descobrir um pouco da história desse local.

Berlim após a Segunda Guerra Mundial

Berlim foi fundada v√°rios s√©culos antes do nascimento de Cristo, quando os primeiros habitantes constru√≠ram suas casas √† margem dos rios Spree e Havel. O primeiro documento escrito a respeito da hist√≥ria de Berlim √© datado de 1237, relatando fatos cotidianos de seus moradores. Em 1640, a cidade desenvolveu-se enormemente, com o governo de Frederico Guilherme de Hohenzollern. V√°rios canais, pontes e monumentos foram constru√≠dos, atraindo um n√ļmero cada vez maior de pessoas (no final daquela d√©cada seus habitantes j√° alcan√ßavam a casa dos 20 mil, n√ļmero bastante expressivo para a √©poca).

Construção do Muro de Berlim

As primeiras décadas do século XX, porém, não foram de prosperidade e crescimento como os períodos anteriores. A cidade foi palco tanto da Primeira (1914-1919), como da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Esses conflitos, separados por apenas alguns anos, deixaram Berlim completamente destruída. Seus edifícios, monumentos, praças e casas ficaram em ruínas. Para completar ainda o cenário, a cidade foi dividida em duas partes (ocidental e oriental), pelo gigantesco Muro de Berlim. Era o início da chamada Guerra Fria, opondo o mundo capitalista ao mundo socialista.

No começo da década de 1990, entretanto, a prosperidade voltou a bater à porta de Berlim. O muro que dividia a cidade foi totalmente destruído. Novos edifícios foram construídos, bairros foram reabilitados e monumentos passaram a ser restaurados. Hoje a cidade é considerada uma das mais belas da Europa e possui um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA