Logo ClickeAprenda
SOC

A política e a rede


Publicada em: 00/00/0000

O mês de dezembro foi um dos mais conturbados da vida política nacional.

Por conta de uma decisão sem precedentes, deputados federais reajustaram seus próprios salários em 90,7%, passando a receber R$24.500,00 mensais. E isto fora as regalias que já lhes são de direito, como passagens aéreas, verbas para moradia e correio, carro, dinheiro para salários de auxiliares, e por aí vai.

Depois de anunciado o aumento, uma verdadeira batalha foi criada pela opini√£o p√ļblica para que o decidido n√£o vigorasse.

Falas na TV, artigos de jornais, indignação geral da população.

Construção do Congresso Nacional: alguém imaginaria tantos problemas?

De todas as formas de protesto, uma em especial chamou a atenção: um abaixo-assinado feito pela Internet.

Sim, visitando uma simples p√°gina se tem acesso a uma lista que pode ser assinada, bastando para isso colocar nome e e-mail.

E por que o abaixo-assinado chamou tanta atenção?

Porque é interessante ver um movimento político no Brasil usando a Internet como recurso.

Mas também porque esta possibilidade nos permite pensar em diferentes e inovadoras formas de relacionamento político entre a população.

E por quê?

Primeiro porque a petição começou a ser enviada via e-mail, fazendo com que todos soubessem do ocorrido, caso a informação ainda não tivesse chegado por outros meios.

Segundo, porque em poucos segundos ela extrapolava nossos grupos primários e secundários de relacionamento, o que para um abaixo-assinado normal seria impossível.

Rede de informação atravessa o território nacional em segundos

Terceiro, porque se disseminando em t√£o pouco tempo, ele permite que seu preenchimento seja feito de maneira extremamente r√°pida.

Para se ter uma ideia, em apenas 6 horas foram mais de 10.000 assinaturas.

E isto no começo do processo, que é quando estou escrevendo esta notícia. A tendência é que este ritmo tenha se acelerado, e muito.

Os usos da Internet parecem sem fim. A cada ano uma grande novidade surge oferecendo possibilidades de liberdade que antes eram impossíveis.

M√ļsicas, informa√ß√Ķes, v√≠deos: toda uma gama de conhecimento a um toque de dedos. √Č claro que algumas coisas ruins sempre aparecem, mas as vantagens as t√™m superado.

Se este tipo de abaixo-assinado revela uma nova possibilidade no campo da democracia, devemos aguardar mais um pouco para que fatos novos ocorram no campo da política via rede.

Quem sabe novos abaixo-assinados? Quem sabe uma democracia mais participativa? Quem sabe uma eleição via Internet?

Aguardamos, mas aguardamos fazendo aquilo que já possível de ser feito.

Um abraço e até a próxima semana....




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA