Logo ClickeAprenda
MAT

Pesquisas valiosas!


Publicada em: 00/00/0000

Pica-pau, ele não tem dor de cabeça!

Pica-pau não tem dor de cabeça! Essa informação impressionantemente importante, que influencia a vida de cada ser humano todos os dias foi obtida num estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. A pesquisa relata a capacidade que o pássaro tem de evitar as dores enquanto bica as árvores, ação que, sem dúvida, levaria qualquer pessoa a ter um bela enxaqueca. De fato, incrível!

E daí? E aí, nada! Este foi um dos estudos premiados pelo prêmio Ignobel deste ano, uma sátira do prêmio Nobel. Todos os anos, pesquisas de importância e interesse científico duvidosos são premiadas. Sim, são pesquisas sérias, que levam tempo para serem realizadas mas que, na prática, a maioria das pessoas não vê utilidade alguma. Mas, saiba você que, por mais bizarros que sejam esses estudos, o prêmio Ignobel vem sendo cada vez mais levado a sério pelos pesquisadores.

Este ano, a pesquisa premiada mais comentada foi na área de Medicina, sobre um eficiente método para tratamento de soluços. Segundo o pesquisador Francis Fesmire, da Universidade do Tennesse, uma massagem retal digital, semelhante ao exame de próstata, é capaz de terminar com qualquer soluço. Francis fez questão de receber pessoalmente o prêmio e, como os demais, teve um minuto para seus agradecimentos.

Outras áreas contempladas com o prêmio foram Nutrição, com um estudo sobre besouros comedores de estrume; Paz, pela criação de um repelente de adolescentes e Acústica, com uma pesquisa sobre o motivo das pessoas não suportarem o som de unhas arranhando um quadro negro.

 


Ah, a Matemática também foi premiada e com um estudo que pode ser muito útil, ao menos para fotógrafos ou para azarados que sempre saem com olhos fechados em fotos. Dois pesquisadores de um instituto australiano descobriram a quantidade de fotos que precisa ser tirada para garantir que ninguém em um grupo pisque.

Bem, as pesquisas podem não ter grande valor prático, mas, que elas são divertidas isso ninguém pode negar. Vamos esperar e ver o que teremos no próximo ano.

Até a próxima!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA