Logo ClickeAprenda
ING

Já ouviu falar em C.S. Lewis?


Publicada em: 13/10/2008

Foto de Clive Staples Lewis

Você já ouviu falar de C.S. Lewis? Não? Tem certeza? Pois ele é ninguém menos do que o autor de Crônicas de Nárnia, uma série de sete livros (“O sobrinho do Mago”, “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”, “O cavalo e seu menino”, “Príncipe Caspian”, “A viagem do peregrino da alvorada”, “A cadeira de prata” e “A última batalha”) escritos por Lewis na década de 1950.

Na trama, quatro crianças - chamadas Pedro, Susana, Edmundo e Lucia - tiveram que mudar de Londres devido a ataques aéreos, indo para a casa de um tio distante que morava sozinho no campo.

Mapa de Nárnia

Em um dos muitos quartos da mansão do tio Digory, Lucia encontra um enorme armário de madeira. Curiosa com sua descoberta, ela entra na peça e, assim, acidentalmente, descobre o caminho para o mundo de Nárnia.

Esse mundo é repleto de criaturas fantásticas, tais como animais falantes, criaturas mitológicas (como centauros, dragões, gigantes, duendes, lobisomen), feiticeiras, etc. Infelizmente a Terra que já foi exuberante está amaldiçoada e vive uma eterna Era Glacial graças à maligna Feiticeira Branca.

Vendo a triste situação do mundo mágico, as quatro crianças decidem ajudar o regente local, o leão Aslan, a libertar Nárnia do mal. Dessa maneira começa uma aventura fantástica que foi adaptada para o cinema em 2006.

Porém, as ideias que mais tarde se constituiriam no mundo mágico de Nárnia não apareceram do dia para noite, mas durante anos na imaginação de Lewis. O autor, que nasceu em Belfast em 1898, era desde pequeno fascinado por contos de fadas, mitos e lendas antigas, recontadas a ele por sua enfermeira irlandesa. Isso serviu de inspiração e material para a criação do seu universo fantástico.

 

Sua profisṣo tamb̩m ajudou: Lewis foi professor de Literatura Medieval e Renascentista da Universidade de Oxford РInglaterra.

Outras curiosidades sobre Lewis são:

  • ele foi amigo de J. R. R. Tolkien, autor da famosa saga O Senhor dos Anéis;
  • a escritora J.K. Rowling contou ter prestado uma homenagem a Lewis na saga Harry Potter. O nome Cedric Diggory, personagem de O Cálice de Fogo, é uma referência a Digory Kirke, personagem de Crônicas de Nárnia.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA