Logo ClickeAprenda
FIS

Festa em Salvador? Tem trio elétrico!


Publicada em: 23/03/2009

No dia 29 de março, comemora-se o aniversårio de Salvador, a primeira capital e a mais festeira do Brasil!

Festa, Salvador, carnaval. Hum... Isso lembra trio elĂ©trico e muita mĂșsica! Vamos aproveitar para falar um pouco sobre esta invenção que revolucionou o carnaval da Bahia e de todo Brasil.

 

Para isso, Osmar usou a sua oficina mecùnica e DodÎ seus conhecimentos em radiotécnica e acoplaram alto-falantes ao carro.

O resultado dessa ideia inusitada foi o forbica da imagem ao lado. Durante o trajeto do carro, as pessoas eram contagiadas pela mĂșsica da dupla e acabavam seguindo o som.

No ano seguinte, a dupla convidou um terceiro integrante para o conjunto. Como os trĂȘs usam instrumentos elĂ©tricos: a “guitarra baiana” de Osmar, o “violĂŁo-pau-elĂ©trico” de DodĂŽ e o “cavaquinho metalizado” de AragĂŁo, surge o nome trio elĂ©trico.

Nasce aĂ­ uma forma de fazer carnaval que se tornou cada vez mais popular.

Hoje os trios elétricos são verdadeiros geradores de alegria que contagiaram o Brasil todo, não só no carnaval como nas micaretas.

Com o avanço da tecnologia os trios também evoluíram.

 

Os atuais sĂŁo construĂ­dos em cima de carretas e tĂȘm uma estrutura metĂĄlica bem reforçada para aguentar o peso dos equipamentos, da decoração e da prĂłpria banda.
As caixas de som podem chegar a potĂȘncias de atĂ© 100 kW. Todo esse sistema Ă© alimentado por dois geradores que produzem energia elĂ©trica suficiente para iluminar mais de 10 mil residĂȘncias cada um.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA