Logo ClickeAprenda
SOC

Ameaça à sobrevivência do homem?


Publicada em: 17/04/2009

No dia 21 de abril celebramos o dia de Tiradentes. Esse √© o √ļnico her√≥i brasileiro cujo dia da morte tornou-se feriado nacional.

"Tirar dentes" n√£o foi a atividade que lhe deu destaque. Foi como martir na luta contra a monarquia portuguesa em prol da Independ√™ncia do pa√≠s que Tiradentes ficou conhecido. De todos os presos, ele foi o √ļnico condenado √† morte.

Revoltas e rebeli√Ķes acontecem principalmente quando a sobreviv√™ncia de um grupo de pessoas √© amea√ßada. Eric Hobsbawn, importante historiador contempor√Ęneo, diz que a Revolu√ß√£o Francesa n√£o teria acontecido se o povo n√£o estivesse passando fome. Os inconfidentes mineiros esperaram o dia da Derrama para se rebelar.

Bandeira de Minas Gerais com o lema da Inconfidência Mineira

Era, simbólica e literalmente, o dia em que Portugal extraía das mãos brasileiras a riqueza produzida. Os meios de sobrevivência estavam sendo sugados pelo poder português e nem o direito de produzir manufaturados lhes era dado, graças aos privilégios ingleses.

Um povo com fome, sem meios para produzir e pesadamente tributado no pouco que tem. Esta foi a p√≥lvora de muitas insurrei√ß√Ķes ocorridas ao longo da hist√≥ria.

Não, não é ameaça ou praga, mas apenas uma constatação que não é difícil de compreender. O instinto de sobrevivência é o mais forte instinto humano. Se for para garantir sua própria vida e a dos seus próximos, o homem é capaz de ultrapassar alguns limites.

Na mesma situação estão alguns grupos de trabalhadores rurais, pedindo à nação um pedaço de terra que lhes garanta a sobrevivência. Na semana passada, o massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás, no Pará, completou 10 anos.

Movimento dos Sem Terra

A pólvora funciona e os limites começam a ser burlados. Há dez anos, a revolta dos trabalhadores rurais foi contida com a ação desastrada do poder policial, que culminou com a morte de 19 civis.

Hoje, uma década depois, o MST ainda ocupa semanalmente as páginas dos jornais.

Atitudes desastrosas ocorrem tanto do lado do Estado quanto do Movimento, sem um progresso rumo √† lucidez. Est√° mais do que na hora de, sem p√≥lvora nem armas, encontrar e implementar solu√ß√Ķes. E pedir, tomando emprestada a bandeira da Inconfid√™ncia...

Providências, ainda que tardias!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA