Logo ClickeAprenda
MAT

Dia do estatístico


Publicada em: 25/05/2009

Dia 29 de Maio é dedicado aos Estatísticos. Apesar da data, poucas pessoas compreendem o quão importante é o trabalho do estatístico para o mundo atual. Provavelmente, quando se fala em Estatística, os alunos apenas se lembram da dificuldade e canseira para aprender a calcular médias, medianas, organizar dados. No entanto, a estatística está intimamente ligada com todas nossas atividades cotidianas.

Se você é capaz de dizer quantas pessoas moram em São Paulo, ou no seu bairro, é porque algum estatístico fez esse levantamento. Se você sabe suas chances de ganhar na mega-sena, ou do seu time vencer o campeonato, é porque análises estatísticas embasaram a obtenção desses dados.

 

O mesmo vale quando voc√™ compara pre√ßos de produtos que ficaram mais caros, ou quando voc√™ descobre a efic√°cia do shampoo que acabou de comprar. Os exemplos de aplica√ß√Ķes da estat√≠stica na vida n√£o t√™m fim; uma simples tabela ou gr√°fico que voc√™ v√™ numa revista ou na TV envolve a Estat√≠stica.

Mas como ser√° que essa ci√™ncia teve origem? Atualmente, a Estat√≠stica √© basicamente uma ci√™ncia para coleta e tratamento de dados e informa√ß√Ķes. Mas seu uso data de mil√™nios, sendo os censos populacionais sua primeira forma de utiliza√ß√£o. Os governos usavam tal informa√ß√£o para a taxa√ß√£o de impostos ou para o alistamento militar. No entanto, durante a Idade M√©dia, a Estat√≠stica passou a ter mais peso, pois servia como instrumento para avaliar o poderio econ√īmico de um pa√≠s: taxas de produ√ß√£o de bens e alimentos, contabiliza√ß√£o de riquezas do Estado e controle do com√©rcio com na√ß√Ķes vizinhas.

 

A Estat√≠stica como conhecemos atualmente (a chamada Estat√≠stica Anal√≠tica) foi estabelecida em 1920. Como ci√™ncia, ela trabalha em duas frentes: no levantamento e organiza√ß√£o de dados; e na elabora√ß√£o de hip√≥teses e proje√ß√Ķes. No Brasil, o √≥rg√£o governamental respons√°vel pelas "estat√≠sticas" √© o IBGE, que colhe os dados sobre a situa√ß√£o social, econ√īmica e demogr√°fica do pa√≠s, fornecendo os n√ļmeros √† sociedade.

O campo de trabalho do estatístico é sem fim. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como em melhorias de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como nos negócios. Além disso, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como Medicina, Engenharia, Biologia, Sociologia.

 

Por essa diversidade de fun√ß√Ķes, a forma√ß√£o acad√™mica do estat√≠stico √© exigente: ele deve ter conhecimento profundo da matem√°tica, ter habilidades computacionais e interesse e experi√™ncia pr√°tica em an√°lise de dados.

Profissão dura, não? Por isso, eles merecem: Feliz Dia do Estatístico!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA