Logo ClickeAprenda
EFI

Como surgiram as festas juninas


Publicada em: 08/06/2009

As festas juninas recebem esse nome, de acordo com estudiosos, por duas possíveis razões: a primeira versão é de que as festas juninas têm esse nome porque acontecem durante o mês de Junho. Na segunda, defende-se que as festas têm origem católica e homenageiam São João, de onde deriva o nome da festa.
Independente de qual das versões seja real, elas são tradicionais em nosso país e fazem parte da nossa cultura.

Diz-se que as festas juninas chegaram ao Brasil por meio dos colonizadores, e que ganharam características próprias do país conforme os anos se passaram. Aos poucos, foram introduzidas à festa junina características culturais dos índios, africanos, chineses e outros povos que aqui conviviam, além dos europeus.

Fogueiras e balões são típicos nessa época, mas cuidado pois, podem causar sérios acidentes.

Seja como for as festas juninas foram incorporadas ao folclore e à cultura brasileira de forma tão especial que não podemos falar em festas juninas sem falar em Brasil e vice-versa.
Dentro do Brasil, porém, existem variações do tipo de festa conforme a região visitada. O Nordeste é famoso por suas mega-festas que varam a madrugada e atraem turistas do Brasil e do mundo. Já o Sudeste tem essa época do ano marcada por festas que ocorrem, em geral, nas entidades como escolas, igrejas, clubes, etc. A música, a quadrilha e a fogueira, no entanto, são marcas registradas dessa época do ano e estão presentes no Brasil todo.

Nessa época as guloseimas são permitidas

A cultura brasileira mantém vivas, através dessas festas, tradições que passam de geração em geração, tais como as simpatias para Santo Antônio conhecido como o santo casamenteiro.
Mas não são apenas as danças e simpatias que são repetidas ano após ano, perpetuando a tradição do mês de junho. Comidas típicas são preparadas e degustadas durante todo o mês, garantindo aquecimento e energia para todos os participantes desses eventos. As calorias ingeridas logo são queimadas na quadrilha, que perdoa qualquer pecado cometido à mesa.

Já deu água na boca e vontade de sair dançando por aí? Então aproveite porque as festas juninas estão só começando!