FIS | Por que meu carro dá choque? |
Publicada em: 15/06/2009
Existem experiências curiosas em nosso dia-a-dia... São comuns, por exemplo, relatos de pessoas que levam choque ao tocar na porta do carro, em estruturas metálicas, ou até mesmo ao encostar em outra pessoa... De fato, essas não são experiências muito agradáveis. Mas será que podem ser evitadas? Por que isso acontece?
A explicação mais comum é a de que o carro foi eletrizado devido ao atrito com o ar. Entretanto, vale lembrar que a estrutura do carro é metálica, e as cargas elétricas que se distribuem por toda essa estrutura podem ser facilmente descarregadas com o próprio ar. E já que o ar seco é um condutor elétrico pior que o ar úmido, esta experiência é mais comum em dias de baixa umidade relativa do ar.
O efeito se intensifica também devido ao atrito entre suas roupas e o banco do carro, que também deixa você eletricamente carregado. Então, ao encostar no carro, você se descarrega tendo a sensação de choque.
Aliás, as pessoas mais vaidosas devem ter percebido que, nesta época de tempo seco, o cabelo fica mais "arrepiado". Isso também pode ser um processo eletrostático. Neste caso, seria provocado pelo atrito da toalha com cabelo ao secá-lo, ou até mesmo entre o pente (plástico ou de madeira) e o cabelo.
Mas fique tranquilo: este pequeno choque não oferece riscos a sua saúde! Pois mesmo atingindo um potencial eletrostático alto, a energia armazenada é bem baixa. Em geral, o susto tem mais efeito que a descarga elétrica em si. Existem até algumas pessoas que acham “divertido” levar estes pequenos choques. Aliás, no século XIX, alguns nobres até pagavam para levar choque!
Mas se você acha essa sensação desconfortável, existem algumas pequenas atitudes que podem diminuir os efeitos da eletrização ou da descarga elétrica:
- Para o cabelo arrepiado: procure não atritar muito a toalha com o cabelo durante a secagem! Os bons cabeleireiros sabem que é melhor apenas apertar as mechas de cabelo com a toalha para secá-lo.
- Uma boa dica ao sair do carro é não encostar na porta com a ponta dos dedos. Procure usar toda a palma da mão, ou até mesmo as costas dela. Isso alivia a sensação de desconforto, pois a área de contato é maior e menos sensÃvel.
- Outra dica para o carro é usar preferencialmente roupas de algodão no lugar de lã ou tecidos sintéticos. Pesquisas já provaram que o algodão se eletriza menos que os outros materiais.