Logo ClickeAprenda
FIS

Por que meu carro d√° choque?


Publicada em: 15/06/2009

Ai! Levei um choque! Isso já aconteceu com você também?

Existem experiências curiosas em nosso dia-a-dia... São comuns, por exemplo, relatos de pessoas que levam choque ao tocar na porta do carro, em estruturas metálicas, ou até mesmo ao encostar em outra pessoa... De fato, essas não são experiências muito agradáveis. Mas será que podem ser evitadas? Por que isso acontece?

A explica√ß√£o mais comum √© a de que o carro foi eletrizado devido ao atrito com o ar. Entretanto, vale lembrar que a estrutura do carro √© met√°lica, e as cargas el√©tricas que se distribuem por toda essa estrutura podem ser facilmente descarregadas com o pr√≥prio ar. E j√° que o ar seco √© um condutor el√©trico pior que o ar √ļmido, esta experi√™ncia √© mais comum em dias de baixa umidade relativa do ar.


O efeito se intensifica também devido ao atrito entre suas roupas e o banco do carro, que também deixa você eletricamente carregado. Então, ao encostar no carro, você se descarrega tendo a sensação de choque.

Est√°tica no cabelo! Isso pode atrapalhar seu visual!

Aliás, as pessoas mais vaidosas devem ter percebido que, nesta época de tempo seco, o cabelo fica mais "arrepiado". Isso também pode ser um processo eletrostático. Neste caso, seria provocado pelo atrito da toalha com cabelo ao secá-lo, ou até mesmo entre o pente (plástico ou de madeira) e o cabelo.

Mas fique tranquilo: este pequeno choque n√£o oferece riscos a sua sa√ļde! Pois mesmo atingindo um potencial eletrost√°tico alto, a energia armazenada √© bem baixa. Em geral, o susto tem mais efeito que a descarga el√©trica em si. Existem at√© algumas pessoas que acham “divertido” levar estes pequenos choques. Ali√°s, no s√©culo XIX, alguns nobres at√© pagavam para levar choque!

Eis um bom truque para evitar os cabelos arrepiados

Mas se você acha essa sensação desconfortável, existem algumas pequenas atitudes que podem diminuir os efeitos da eletrização ou da descarga elétrica:

  • Para o cabelo arrepiado: procure n√£o atritar muito a toalha com o cabelo durante a secagem! Os bons cabeleireiros sabem que √© melhor apenas apertar as mechas de cabelo com a toalha para sec√°-lo.

  • Uma boa dica ao sair do carro √© n√£o encostar na porta com a ponta dos dedos. Procure usar toda a palma da m√£o, ou at√© mesmo as costas dela. Isso alivia a sensa√ß√£o de desconforto, pois a √°rea de contato √© maior e menos sens√≠vel.

  • Outra dica para o carro √© usar preferencialmente roupas de algod√£o no lugar de l√£ ou tecidos sint√©ticos. Pesquisas j√° provaram que o algod√£o se eletriza menos que os outros materiais.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA