Logo ClickeAprenda
GEO

Já fomos um só continente?


Publicada em: 22/06/2009

Você já deve ter ouvido falar que há milhões de anos existia um único continente na superfície da Terra, continente que chamamos de Pangea. E que esse continente unia as terras de todos os continentes que existem hoje: América, Ásia, África, Europa e Oceania. Com o passar do tempo, graças à movimentação das placas tectônicas, esse imenso continente foi se quebrando e os pedaços de terra foram se distanciando uns dos outros. Cada grande porção de terra deu origem a um continente que conhecemos hoje.

 

Esse movimento de distanciamento continua até hoje, mas é muito lento. As mudanças de distância entre os continentes só são perceptíveis em intervalos de milhões de anos. Mas como os cientistas descobriram e provaram a teoria da deriva dos continentes? Como eles souberam que todos os continentes há milhões de anos formaram um só?

Através de muito estudo e observação, os cientistas descobriram semelhanças entre o litoral da América do Sul e da África. Existe um encaixe quase perfeito entre as costas desses dois continentes. Além disso, existem semelhanças nos tipos de rochas e terrenos, nos tipos de clima e entre restos de vegetais e animais do passado.

Como se formam os fósseis

Uma descoberta veio reafirmar a teoria da deriva dos continentes. Ossos do crânio de uma espécie de dinossauro descobertos em Portugal provam que os continentes europeu e americano estiveram unidos. Os fósseis descobertos em escavações arqueológicas feitas na região portuguesa de Pombal são de uma espécie de dinossauro chamado allosaurus fragilis. Até hoje essa espécie só havia sido encontrada nos Estados Unidos.

Segundo os cientistas, há 150 milhões de anos a Europa e a América estavam separadas apenas por um gigantesco pântano, e os dinossauros circulavam livremente entre os dois continentes. A disposição atual dos continentes data de mais ou menos 10 milhões de anos. Mas com o passar do tempo ela deverá se modificar, porque todo ano os continentes se deslocam alguns milímetros.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA