Logo ClickeAprenda
ING

Você tem pontualidade britânica?


Publicada em: 06/07/2009

É comum em alguns estados do Brasil o uso da expressão “pontualidade britânica”, ou seja, quando a pessoa chega exatamente na hora combinada, sem atrasar nenhum minuto. Os ingleses levam muito a sério a questão da hora marcada e não toleram muito bem os atrasos. Dizem que o responsável por tal pontualidade é o Big Ben. Você conhece algo sobre ele? Não? Então, vamos lá!

 

Muitas pessoas associam o nome Big Ben ao grande e imponente relógio que fica em Londres, na Inglaterra. O nome Big Ben, na verdade, não se refere nem ao relógio e nem à torre do relógio, mas sim ao sino de treze toneladas suspenso em seu interior. O sino recebeu este nome em homenagem a Sir Benjamim Hall, responsável por sua instalação (em inglês, Big Ben significa grande Ben, abreviatura de Benjamin).

O relógio foi projetado e desenhado por Edmund Beckett Denison e o sino foi fundido em 1858, na Oficina de Fundição de Sinos de Whitechapel. A torre é conhecida simplesmente como Torre do Relógio. Algumas vezes as pessoas chamam a torre de “Torre de Saint Stephen”, mas este nome não é usado pelos funcionários do Palácio de Westminster.

 

Para se ter uma ideia do tamanho do relógio, vamos dar uma olhada nas suas medidas:

  • os quatro mostradores têm sete centímetros de diâmetro;
  • o ponteiro dos minutos tem 4,27 metros de comprimento; e
  • os algarismos têm 61 cm de altura.

 

A torre do Big Ben faz parte de um conjunto de construções às margens do Tâmisa. Uma dessas construções é o Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento da Inglaterra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, uma bomba incendiária destruiu a Câmara dos Comuns do Parlamento, mas a Torre do Relógio permaneceu intacta e o Big Ben continuou marcando as horas pontualmente. O horário de Londres é considerado referência para os demais países, que calculam as horas a partir do horário oficial do meridiano de Greenwich que passa pela Inglaterra.