Logo ClickeAprenda
FIS

Admire as estrelas!


Publicada em: 24/08/2009

Em meio a correria do dia-a-dia, você consegue tempo para admirar as belezas da natureza? Ou você é um desses, que pula da cama logo cedo para ir estudar ou trabalhar, se envolve numa série de atividades diárias e quando vê já está indo dormir? Para os amantes da correria, essa coluna faz um convite: que tal gastar uns minutinhos do seu tempo para admirar o céu? Isso mesmo, simplesmente olhar para cima e contemplar a sua beleza. Você pode se surpreender!

Os meses de inverno costumam ser bons para observa√ß√Ķes astron√īmicas, principalmente por ser uma esta√ß√£o seca, ou com baixa umidade relativa do ar. Se por um lado isso √© ruim para os al√©rgicos, por outro √© bom para os astr√īnomos, j√° que a exist√™ncia de vapor de √°gua no ar causa turbul√™ncias na luz que chega das estrelas.

As estrelas n√£o est√£o onde parecem estar!

Aliás, você sabia que ao olhar para uma estrela, você a vê como apareceu no passado (há muito tempo atrás), mas em outra posição? A posição aparente é devido a refração da luz na atmosfera, que a desvia da posição original. E como as estrelas estão muito longe da Terra, a luz que emitem demora para chegar aqui. Ou seja, a luz que você vê hoje, foi emitida há muito tempo.

O céu após o por do Sol

Outra raz√£o para aproveitar o c√©u de agosto, √© que v√°rios planetas podem ser vistos nesse per√≠odo. Logo ap√≥s o p√īr do Sol, voc√™ poder√° ver V√™nus, Merc√ļrio e Saturno! Isso mesmo, depois que o Sol se esconde voc√™ poder√° ver nessa mesma regi√£o do c√©u, tr√™s “estrelas” pr√≥ximas e bem brilhantes que na verdade s√£o planetas. Mas √© preciso ser r√°pido, pois eles logo se escondem no horizonte tamb√©m.

O céu e algumas estrelas

Um pouco mais tarde, se voc√™ olhar para o Oeste poder√° ver outra estrela bem brilhante e localizada mais ao alto. Esse √© J√ļpiter, que est√° alinhado com a Lua. Imagens como as mostradas ao lado s√£o conhecidas com mapas celestes e podem ser facilmente encontradas na internet.

Se você gostou da sugestão busque um mapa da sua cidade e boa observação!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA