Logo ClickeAprenda
GEO

Conheça São Francisco do Sul!


Publicada em: 28/09/2009

Como o verão está chegando, que tal já começar a procurar e programar suas próximas férias?

O lugar que conheceremos hoje mistura belezas naturais, praias maravilhosas, um rico patrimônio histórico e lembranças da colonização açoriana. São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Ela se localiza em uma ilha de mesmo nome, no litoral nordeste do estado de Santa Catarina, a 40km de Joinville.

Praia de São Francisco do Sul

A cidade possui o melhor porto natural do sul do país. A formação natural junto com a qualidade dos serviços e as baixas tarifas portuárias fizeram do porto de São Francisco do Sul o quinto maior na movimentação de contêineres. O porto moderno, eficiente e muito movimentado é uma boa opção de visita para aqueles que gostam de logística e de grandes construções humanas.

Cidade histórica de São Francisco do Sul

Mas o porto não é a melhor opção de passeio na cidade. As belezas naturais, como praias e paisagens de encher os olhos, são os maiores chamativos. São 13 praias lindíssimas na ilha. Algumas delas são banhadas pelas águas da Baía de Babitonga, que possui no seu interior um arquipélago formado por 24 pequenas ilhas. Uma delas, a ilha da Rita, foi antiga base de combustíveis da Marinha, e serviu para abastecer os navios da Esquadra Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Graças às suas praias, durante o verão São Francisco do Sul transforma-se em cobiçado destino turístico de Santa Catarina. Além das praias, para os ecoturistas, há na porção continental várias cachoeiras e uma reserva de Mata Atlântica. Que tal uma trilha em meio à Mata Atlântica?

Parte do acervo de embarcações do Museu Nacional do Mar.

Para os que acham que acabou, vem mais uma surpresa. Depois de um dia de praia, você também pode fazer um passeio histórico. Fundada em 1504, São Francisco do Sul foi a primeira povoação de Santa Catarina e a terceira do Brasil. Foi colonizada no século XVIII pelos açorianos e ainda hoje mantém viva a cultura e as tradições de seus colonizadores. A cidade histórica de São Francisco do Sul possui 150 prédios no estilo colonial tombados pelo Patrimônio Histórico. Além de diversos outros pontos históricos abertos a visitação, como o Mercado Público e o Forte Marechal Luz. Uma visita imperdível é o Museu Nacional do Mar, que possui uma exposição permanente de embarcações brasileiras.

Então, vamos para São Francisco do Sul?




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA