Logo ClickeAprenda
EFI

Ginástica artística


Publicada em: 19/10/2009

A entrada do ginásio estava lotada, mas Beto já estava acostumado a enfrentar essa situação. Sempre assistia a jogos de vôlei, basquete ou futebol de salão naquele mesmo local. Qual seria o esporte de hoje? O pai de Beto não havia lhe falado.

Ao entrar no recinto o menino viu que algo estava diferente. No meio da quadra havia um tablado quadrado e, ao redor deste, diferentes aparelhos com barras e argolas.

“Hoje veremos um campeonato de ginástica artística”, explicou, finalmente, seu pai.

 

Durante as apresentações, Beto pode ver que a ginástica artística era dividida em duas diferentes modalidades: exercícios de solo e de aparelhos.

Os de solo eram executados sobre o tablado que tinha uma área de 144 m2. A apresentação, executada tanto por homens quanto por mulheres, durava quase um minuto e era cheia de movimentos de velocidade, flexibilidade, força e equilíbrio.

 

No mesmo tablado era feita a apresentação de ginástica rítmica, modalidade exclusivamente feminina em que as ginastas executam, acompanhando uma música, 62 movimentos com cinco objetos chamados de aparatos: bola, corda, arco, bastões e fita.

Fora do tablado foram realizadas as provas de aparelhos: barras assimétricas, barras paralelas, trave de equilíbrio, argola e cavalo. Homens e mulheres disputaram as provas nesses aparelhos.

A evolução dos ginastas era acompanhada com atenção por um juri que os julgava e determinava sua pontuação. No final das apresentações, os pontos foram somados e as medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues.

Beto gostou tanto das apresentações que já pensava no próximo evento. Descobriu que as competições de ginástica artística são realizadas durante as Olimpíadas, a cada quatro anos. Também em campeonatos mundiais, como o que ele tinha acabado de assistir, em todos os anos pares em que não ocorrem Olimpíadas. Não eram tantas apresentações como ele queria, mas entre um evento e outro ele poderia assistir os velhos e bons jogos de basquete, vôlei, futebol...




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA