Logo ClickeAprenda
BIO

Coração é criado em laboratório


Publicada em: 09/11/2009

Você já deve ter visto alguns filmes nos quais seres humanos são criados dentro de tubos ou órgãos produzidos em frascos cheios de líquidos gosmentos. Algum tempo atrás, isso parecia um absurdo, somente possível nas telas de cinema.

 

Essa situação não está mais tão distante assim da realidade. Cientistas americanos conseguiram criar um coração de rato em laboratório.

Eles usaram cora√ß√Ķes de ratos mortos como molde. Esses cora√ß√Ķes possu√≠am apenas os vasos sangu√≠neos e algumas fibras musculares que d√£o forma ao √≥rg√£o.

O restante das c√©lulas foi removido. A t√©cnica consiste em preencher os cora√ß√Ķes com c√©lulas card√≠acas de ratos rec√©m nascidos que foram conservadas em laborat√≥rio.

 

Ap√≥s alguns dias, as c√©lulas jovens preencheram completamente o molde de cora√ß√£o e iniciaram as contra√ß√Ķes. Em uma semana, o cora√ß√£o foi capaz de bombear o sangue.

Esses resultados são bastante animadores, pois pode ser o início da solução em transplantes de órgãos para as pessoas que passam anos em filas de espera.

Fila para transplantes pode reduzir

O próximo passo é testar a técnica em outros órgãos e progredir com os experimentos, para que seja possível aplicar em seres humanos.

A expectativa é de que sejam necessários dez anos de pesquisa até acontecer aquilo que vemos nos filmes: produzir um órgão humano completo para ser transplantado com segurança.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA