HIS | Quem foi Luiz Gama? |
Publicada em: 23/11/2009
Vendido ilegalmente como escravo pelo próprio pai, Luiz Gonzaga Pinto da Gama se tornou um dos principais lÃderes negros do Brasil imperial. A surpreendente história de Luiz Gama marcou os anos finais da escravidão em nosso paÃs e se tornou um exemplo de luta e determinação.
Nascido no ano de 1830 na cidade de Salvador, Luiz Gama era filho de uma africana livre, conhecida como LuÃsa Mahin, e de um branco português, pertencente a uma importante famÃlia da Bahia do século XIX.
Tendo passado toda a sua infância em Salvador, em uma época marcada por várias rebeliões de escravos, Luiz Gama foi vendido aos 10 anos de idade para cobrir dÃvidas de jogo de seu pai.
Comprado no Rio de Janeiro por um comerciante paulista, foi levado como escravo para a cidade de São Paulo.
Trabalhando como escravo doméstico, Luiz Gama aprendeu a ler e escrever com a ajuda de um hóspede da casa de seu senhor. Aos 18 anos de idade, já tendo dominado completamente o mundo das letras, o jovem Gama conseguiu documentos para provar sua liberdade e se alistou na Força Pública de São Paulo.
A vida, porém, reservava ainda mais destaque para Luiz Gama. No ano de 1859 ele publicou seu primeiro livro, Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, e passou a estudar incansavelmente as leis e o direito brasileiro.
Sem nunca ter frequentado uma universidade, Luiz Gama acabou se tornando um dos maiores advogados do Brasil. Em 1869 estreou nos tribunais de São Paulo, lutando ao lado dos escravos em nome da liberdade.
Falecido no ano de 1882, Luiz Gama foi um dos principais advogados abolicionistas do paÃs e conseguiu garantir a alforria para muitos cativos.
Sua trajetória de vida é sem dúvida alguma um exemplo de coragem e muita dignidade.
Viva Luiz Gama!