Logo ClickeAprenda
HIS

Quem foi Luiz Gama?


Publicada em: 23/11/2009

Vendido ilegalmente como escravo pelo próprio pai, Luiz Gonzaga Pinto da Gama se tornou um dos principais líderes negros do Brasil imperial. A surpreendente história de Luiz Gama marcou os anos finais da escravidão em nosso país e se tornou um exemplo de luta e determinação.

Luiz Gama

Nascido no ano de 1830 na cidade de Salvador, Luiz Gama era filho de uma africana livre, conhecida como Luísa Mahin, e de um branco português, pertencente a uma importante família da Bahia do século XIX.

Tendo passado toda a sua inf√Ęncia em Salvador, em uma √©poca marcada por v√°rias rebeli√Ķes de escravos, Luiz Gama foi vendido aos 10 anos de idade para cobrir d√≠vidas de jogo de seu pai.

Comprado no Rio de Janeiro por um comerciante paulista, foi levado como escravo para a cidade de S√£o Paulo.

Trabalhando como escravo dom√©stico, Luiz Gama aprendeu a ler e escrever com a ajuda de um h√≥spede da casa de seu senhor. Aos 18 anos de idade, j√° tendo dominado completamente o mundo das letras, o jovem Gama conseguiu documentos para provar sua liberdade e se alistou na For√ßa P√ļblica de S√£o Paulo.

A vida, porém, reservava ainda mais destaque para Luiz Gama. No ano de 1859 ele publicou seu primeiro livro, Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, e passou a estudar incansavelmente as leis e o direito brasileiro.

Cenas da Escravid√£o

Sem nunca ter frequentado uma universidade, Luiz Gama acabou se tornando um dos maiores advogados do Brasil. Em 1869 estreou nos tribunais de S√£o Paulo, lutando ao lado dos escravos em nome da liberdade.

Falecido no ano de 1882, Luiz Gama foi um dos principais advogados abolicionistas do país e conseguiu garantir a alforria para muitos cativos.

Sua trajet√≥ria de vida √© sem d√ļvida alguma um exemplo de coragem e muita dignidade.

Viva Luiz Gama!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA