Logo ClickeAprenda
GEO

Qual é o maior rio do mundo?


Publicada em: 18/01/2010

“Qual √© o maior rio do mundo?”

Se você já teve a infeliz tarefa de decorar os nomes de rios brasileiros ou algo semelhante, talvez você já tenha ouvido essa pergunta.

E se ouviu, talvez tenha pensado logo no rio Amazonas, assim como a maior parte dos brasileiros...

O rio Amazonas

Acontece que sempre houve uma polêmica sobre qual seria o maior rio do mundo em extensão e volume, sendo que os dois rios candidatos a vencedor são o nosso Amazonas e o rio Nilo, no nordeste africano (Egito).

Pois bem, a disputa dos rios Amazonas e Nilo pelo posto de maior do mundo ganhou um novo elemento: as conclus√Ķes do projeto PanAmaz√īnia, desenvolvido por cinco pesquisadores da Divis√£o de Sensoriamento Remoto do Inpe.

Com o uso de imagens de satélites da Nasa, eles desenvolveram uma metodologia universal de medição do comprimento de leitos de rios. Segundo o geólogo Paulo Martini, coordenador da pesquisa, eles mediram o Nilo e o Amazonas e, apesar de ainda faltarem algumas análises para a conclusão do estudo, já se pode afirmar que o rio Amazonas é cerca de 40 a 50 km maior do que o rio Nilo. A ideia dos pesquisadores não é causar polêmica sobre quem é maior ou menor, apenas ajudar a descobrir novas verdades do mundo...

Em grande parte dos livros didáticos de Geografia, crianças e jovens de várias partes do mundo aprendem que o rio Nilo é o mais comprido da Terra, com 6.670 km. Pela medição do Inpe, ele teria aproximadamente 6.610 km. De acordo com Martini, há controvérsias sobre em qual ponto do lago Vitória, na Uganda, o Nilo nasce; dizer que é apenas no lago não basta, porque o Vitória tem 300 km.

O rio Nilo

Pelos dados oficiais do IBGE, o rio Amazonas tem 6.570 km. Já pela pesquisa do Inpe, dependendo de quais desvios do rio sejam considerados como leito principal, ele teria 6.627 ou 6.992 km. De qualquer forma (se o Inpe estiver correto), é maior do que o Nilo...

Os dados da pesquisa foram apresentados ao IBGE, o qual decidir√° se o tamanho oficial do rio ser√° ou n√£o alterado.

No Brasil, cerca de 1,5 milh√£o de pessoas vivem nas √°reas alag√°veis do rio Solim√Ķes/Amazonas, no Amazonas e no Par√°. A equipe do Inpe acredita que, talvez, a partir do seu trabalho, o rio possa ser olhado com mais aten√ß√£o, com mais carinho por todo o planeta, assim como j√° √© pelo ribeirinho.
Afinal, segundo eles, é possível que a água do Amazonas seja a grande fonte mundial daqui a 50 anos...




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA