Logo ClickeAprenda
CIE

A música afeta nossas atividades?


Publicada em: 12/02/2010

A música interfere na percepção dos sabores!
Você já pensou nisso?

Pois é! O Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo (USP) fez entrevistas com crianças de 5 a 10 anos de idade, para saber se a as melodias que ouviam alteravam o sabor dos sucos que tomavam.

 

As crianças foram orientadas a experimentar duas bebidas: uma de sacarose (açúcar) e uma de cafeína, para que identificassem o sabor, descrevendo a sensação do gosto e como se sentiam ao prová-las.

As crianças provaram as duas bebidas na presença de dois tipos diferentes de melodias: uma alegre e uma triste. Segundo a pesquisadora, houve mudança no julgamento dos sabores diante das músicas tristes e alegres.
Diante do sabor doce e das músicas tristes, as crianças se sentiram tristes!
Diante do sabor amargo e das músicas alegres, o ânimo se alterou para alegre!

Isso nos faz pensar que nosso humor afeta nossa alimentação e todas as outras atividades diárias.

A música é uma importante ferramenta em nossas vidas e é utilizada nas mais diversas atividades. Restaurantes, por exemplo, costumam colocar músicas relaxantes e tranquilas para seus clientes ouvirem. Imagine se você conseguiria comer ouvindo um som do tipo techno! A euforia seria demais, né?
Já em uma festa, a música clássica, por exemplo, pode não ser uma boa escolha, pois as pessoas querem conversar, dançar e ficar animadas.
No banho, músicas mais agitadas e alegres sempre são as escolhidas para trazer alegria nesse momento!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA