Logo ClickeAprenda
CIE

Você resiste a um chocolate?


Publicada em: 29/03/2010

Theobroma cacau foi o nome cient√≠fico que Carlos Linnaeu, um bot√Ęnico sueco, deu para a planta produtora do cacau, cuja semente √© a base para a produ√ß√£o do chocolate. Theobroma, n√£o √© um nome muito bonito e nem comum, mas tem um significado que cabe perfeitamente a essa planta respons√°vel pelo chocolate.
Theobroma, do grego, significa alimento dos deuses!

Cacau

Para os chocólatras de plantão, a Páscoa é a melhor época do ano. O chocolate já é por si só uma delícia, e junto com as propagandas para aumentar o seu consumo, fica realmente impossível resistir e não cometer um dos sete pecados capitais: a gula.
Mas mesmo depois de comer tanto chocolate durante a P√°scoa, ainda continuamos saboreando-o com muito prazer. √Č incr√≠vel, mas quanto mais comemos, mais queremos comer!

O chocolate √© um alimento que tem sua origem muito antes do nascimento de Cristo. Cerca de 600 a.C., os astecas e maias, civiliza√ß√Ķes da Am√©rica Central, j√° cultivavam cacau e produziam uma bebida chamada de "tchocolath”.
O "tchocolath" não era uma bebida muito agradável. Era bastante amarga e apimentada, pois além do cacau tinha como ingredientes o vinho ou um purê de milho fermentado e algumas especiarias como, o pimentão e a pimenta.

 

Eca!! Que horror!!!
Mesmo com esse sabor, as sementes de cacau e o chocolate chegaram √† Espanha. L√° o seu consumo come√ßa a ser modificado. Saem as especiarias e entram o a√ß√ļcar e/ou mel. Rapidamente, o chocolate se espalha entre os nobres.
O chocolate foi servido como bebida durante dois séculos após ser introduzido na Europa; a sua forma pastosa foi introduzida apenas na França do século XVIII. Se antes era restrito à nobreza europeia, nessa época o chocolate passa a ser consumido por todos.

O seu aperfeiçoamento continua e surgem novidades. Cada vez melhor, mais macio, saboroso e cheio de ingredientes, o chocolate conquista o mundo.
Hoje, al√©m de delicioso, o chocolate √© um alimento rico em calorias, composto por carboidratos, gorduras, uma pequena por√ß√£o de prote√≠nas, vitaminas A, B, C e D, e minerais como pot√°ssio, s√≥dio, ferro e magn√©sio. Ele tamb√©m traz em sua composi√ß√£o subst√Ęncias estimulantes como a cafe√≠na e outras que atuam contra o envelhecimento e reduzem os riscos de doen√ßas card√≠acas. Ainda possui um tipo especial de gordura, que n√£o eleva o colesterol.
O prazer que sentimos quando comemos um chocolate est√° relacionado com o aumento da produ√ß√£o de serotonina, tamb√©m conhecida como subst√Ęncia do prazer.
Uma barra de chocolate cura qualquer mal humor.!

Cuidado, o chocolate é um alimento muito calórico. Pessoas saudáveis devem consumi-lo, no máximo, de uma a duas vezes por semana, sem exageros (45g em cada dia).

Com tantos benef√≠cios √† sa√ļde e com um sabor maravilhoso, mesmo sem ter rela√ß√£o com a P√°scoa, vale a pena continuar com esse costume de presentear as pessoas com chocolates.

Senão, o que será de nós, pobres chocólatras!!!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA