Logo ClickeAprenda
HIS

Os 60 anos de Caetano Veloso


Publicada em: 30/08/2005

 

 

Neste 07 de agosto o cantor e compositor Caetano Veloso, um dos principais nomes da música popular brasileira, completou 60 anos de idade.
O epsódio que marcou decisivamente sua carreira foi a participação e liderança, no final da década de 60, do movimento Tropicália.

O tropicalismo almejava a "universalização" da música brasileira. Para isso, suas composições eram caracterizadas pela mistura do repertório tradicional brasileiro, como sambas-canções e boleros, a elementos do rock-pop internacionais e da música erudita. Entre os demais integrantes da Tropicália, podemos citar Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, o grupo Os Mutantes, Nara Leão, Rogério Duprat, Torquato Neto, entre outros. O inicio do movimento é assinalado pelo lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circenses.

 

 

Os anos iniciais da carreira de Caetano Veloso foram caracterizados pela perseguição promovida pelo Regime Militar brasileiro. Em 1969 Caetano foi preso e exilado em Londres onde permaneceu por três anos. Outros integrantes do movimento foram presos e exilados, bem como outros artistas brasileiros (que não pertenciam diretamente ao movimento Tropicália), como o cantor Chico Buarque e o cartunista Henfil. Muitos dos artistas e políticos exilados nesse período somente puderam retornar ao Brasil após a lei da Anistia, em 1979.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA