Logo ClickeAprenda
ART

Arte de Rua


Publicada em: 00/00/0000

A arte de rua, também chamada, street art, ou arte urbana, está, a cada dia, mais valorizada e com grande importância dentro da arte contemporânea mundial. É uma manifestação artística desenvolvida em espaços públicos urbanos, ou seja, nas ruas, democratizando a arte. Ela está acessível para todo o mundo ver, atingindo um público muito amplo e diversificado.

Grafite

Começou como um movimento underground e tem um caráter de ativismo e subversão. Abrange várias modalidades, como grafite, estêncil, sticker, cartazes, intervenções, instalações, entre outras.

O grafite é uma grande referência dessa cultura urbana. São pinturas realizadas em muros, em fachadas de casas, em prédios, e em outros suportes não convencionais, que possuem diferentes estilos e expressam a identidade do artista. Ele está fazendo tanto sucesso que, hoje em dia, ganhou status de arte colecionável, e alguns trabalhos já deixaram os muros da cidade, rumo a galerias e museus, além de serem referências estéticas, tanto para a moda, quanto para a publicidade.

1° Bienal Internacional de Arte de Rua

São Paulo é um grande centro urbano, referência internacional em exposições e publicações sobre a arte de rua. Sendo assim, sediará a 1° BIAR – Bienal Internacional de Arte de Rua de São Paulo, que promete, para o segundo semestre de 2010, apresentar o diversificado panorama dessa manifestação no Brasil e no mundo.

O evento contará com um circuito de intervenções públicas na cidade e, também, com exposições, mostras de vídeos, debates e oficinas, que acontecerão no MAC. O evento pretende atrair um público jovem, formado por estudantes, artistas, designers, educadores, sociólogos, publicitários, gestores culturais, produtores de moda e de mídias interativas e demais interessados em arte urbana.

Grafite de Banksy feito com estêncil

O grafiteiro britânico Banksy, consagrado como o artista de rua mais famoso da atualidade, junto com o grafiteiro italiano Blu, estão na lista dos convidados internacionais. Essa lista conta com 50 artistas convidados, nacionais e internacionais.

Rui Amaral, um dos pioneiros do grafite nacional, é o idealizador e um dos curadores do evento, junto com Celso Gitahy e os grafiteiros Binho Ribeiro, Ozi, Samir Muad, Tikka Meszaros e Tinho.


Você não pode perder esse evento!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA