Logo ClickeAprenda
HIS

Inimizades at√īmicas


Publicada em: 30/08/2005

Nos dias 25 e 26 de maio os jornais noticiaram a realiza√ß√£o de testes de m√≠sseis feitos pelo Paquist√£o. As tens√Ķes aumentaram na √ćndia, pa√≠s vizinho e seu declarado inimigo. Esse tipo de acontecimento na regi√£o sempre provoca preocupa√ß√£o mundial, porque ambos os pa√≠ses s√£o pot√™ncias nucleares e vivem em conflito.
Esse conflito tem uma origem antiga, datando da √©poca em que a √ćndia se tornou independente (1947) e tem como motivo principal a disputa pela regi√£o da Caxemira (situada a noroeste da √ćndia).
A √ćndia era uma col√īnia inglesa constitu√≠da por uma diversidade de l√≠nguas, ra√ßas e religi√Ķes. O bramanismo, ou hindu√≠smo, era a religi√£o predominante, mas existiam tamb√©m grandes parcelas da popula√ß√£o que professavam a f√© isl√Ęmica, al√©m de outras minorias adeptas do budismo, cristianismo e do animismo.

 

A independência do país foi liderada por Mahatma Gandhi (hinduísta) que pregava a formação de um Estado onde as diferentes culturas viveriam em paz. Porém, à medida que o partido de Gandhi ganhava força na luta pela independência, os maometanos passaram a temer a formação de um Estado hinduísta que promovesse perseguição à minoria islâmica. Eles então se uniram para defender a criação de um país para a população muçulmana. Com o desenrolar do processo de descolonização, formaram-se dois países independentes: a Índia e o Paquistão (de maioria muçulmana). Seguiu-se então um grande deslocamento de refugiados - imensas massas humanas procurando o território correspondente à sua religião - que deixou 2 milhões de mortos.

Um ano depois, √ćndia e Paquist√£o entraram em guerra pela regi√£o da Caxemira, cuja maioria da popula√ß√£o √© mu√ßulmana, mas o controle pol√≠tico √© indiano. Em 1949, a regi√£o acabou sendo dividida entre os dois pa√≠ses e a China, que se apossou de uma parte. No lado indiano, existem movimentos rebeldes mu√ßulmanos apoiados pelos paquistaneses e os dois ex√©rcitos rivais frequentemente trocam tiros na fronteira. A solu√ß√£o para o conflito ficou ainda mais distante em 1994, quando a √ćndia declarou solenemente que a Caxemira (incluindo o territ√≥rio em poder do Paquist√£o) √© parte insepar√°vel da Uni√£o Indiana.
Em 1998 os dois pa√≠ses realizaram testes nucleares e testes com foguetes que poderiam transportar ogivas nucleares. Uma disputa entre eles poderia trazer consequências devastadoras para a regi√£o e para o mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA