Logo ClickeAprenda
GEO

Você já foi vítima de bullying?


Publicada em: 05/07/2010

 

Uma garota gordinha não é bem-vinda num determinado grupo de estudo porque é considerada pouco atraente; um garoto meio mandão é supreendido com a danificação de seu material escolar. Mesmo que algumas pessoas não gostem, há quem as chamem pelo apelido, outras têm dificuldade para fazer amigos, devido ao seu jeito diferente de se vestir, ou porque vêm de uma condição socio-econômica inferior, ou, até mesmo, por apresentar comportamentos que destoam dos demais. Você já presenciou algum desses fatos, sofreu esse tipo de discriminação ou já o praticou?

Estamos falando do bullying, um assunto pouco discutido no Brasil, apesar de algumas pesquisas apontarem altos índices de manifestação. Trata-se de um fato conhecido em todo o mundo, percebido em quase todos os grupos humanos, principalmente nas escolas. Universalmente, o bullying é compreendido como um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por uma ou mais pessoas contra outro(a), causando dor, angústia e sofrimento. Em alguns casos, ocorrem agressões físicas, mas, principalmente, são agressões que machucam a alma.

Essas atitudes intimidatórias acabam sendo mais frequentes contra pessoas com baixa autoestima, ou com temperamento mais introvertido, levando-as a um constrangimento que as faz sofrer. Quando a vítima reage e busca maneiras de se fortalecer diante do grupo, as agressões tendem a diminuir.

Se você sente-se prejudicado, procure seus professores e conte o fato. Se você já o praticou contra seus colegas, mesmo sem a intenção de magoá-los, é o momento de rever suas atitudes. O assunto deve ser discutido pela comunidade escolar, compreendendo alunos, professores, coordenações, funcionários, direção e famílias. Além de local ambientado para promover a construção do conhecimento, a escola é um espaço de convivência social, onde se pode exercitar o respeito e a cidadania.

As escolas, por reunirem centenas e até milhares de pessoas, são lugares privilegiados para se observar as diversidades. Diferentes culturas, estilos e temperamentos convivem nesse ambiente, possibilitando ricas oportunidades de diálogo e de aprendizado. A prática do bullying é uma maneira de bloquear uma experiência mais ampla de convívio social.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA