Logo ClickeAprenda
POR

Os acentos


Publicada em: 02/08/2010

Os acentos nos trazem alguns transtornos no momento de escrever, mas n√£o h√° como fugir deles, fingir que eles n√£o existem... A dica mais preciosa para quem n√£o quer mais problemas com acentua√ß√£o √© recorrer √† leitura: acabamos assimilando a forma das palavras de tanto encontr√°-las em textos diversos. Al√©m da leitura, h√° tamb√©m algumas regrinhas que funcionam como lembretes para aqueles momentos de “branco”, ou seja, de esquecimento. Ent√£o, para ajud√°-lo, aqui v√£o elas.

Regra nº 1

Todas as proparoxítonas são acentuadas... Mas, o que são proparoxítonas?

 

Vamos √†s explica√ß√Ķes: podemos classificar as palavras conforme seu acento t√īnico, ou seja, conforme a posi√ß√£o ocupada pela s√≠laba mais forte – a chamada s√≠laba t√īnica. Tal s√≠laba pode ocupar tr√™s lugares: a √ļltima s√≠laba de uma palavra, a pen√ļltima ou a antepen√ļltima s√≠laba. Se ela ocupar a antepen√ļltima s√≠laba, teremos uma palavra proparox√≠tona; se ocupar a pen√ļltima, a palavra ser√° classificada como parox√≠tona, e se ocupar a √ļltima s√≠laba, teremos uma palavra ox√≠tona.

Ent√£o, voltando √† regra nº 1, todas as proparox√≠tonas s√£o acentuadas, ou seja, todas as palavras que tiverem como s√≠laba t√īnica a antepen√ļltima s√≠laba, ter√£o acento.

Exemplo: x√≠cara, c√≥lera, p√°ssaro, c√Ęntico.

Regra nº 2

S√£o acentuadas as ox√≠tonas – palavras cuja √ļltima s√≠laba √© a mais forte – terminadas em a, e, o (seguidas ou n√£o de s), em, ens.

Exemplos: café, babá, fubá, cipó, ninguém, parabéns.

Regra nº 3

Acentuam-se as paroxítonas terminadas em x, r, l, n, ps, um, uns, i, u, ã, ão (seguidas ou não de s).

Exemplos: t√≥rax, rev√≥lver, am√°vel, pr√≥ton, b√≠ceps, √°lbum, √°lbuns, t√°xi, b√īnus, √≠m√£, √≥rg√£o.

As paroxítonas terminadas em ditongo seguido ou não de s também são acentuadas, como nos exemplos: cárie, série, mágoas.

A regra nº 4 √© bastante simples!

Os monoss√≠labos t√īnicos terminados em a, e, o (seguidos ou n√£o de s) s√£o acentuados.

Exemplos: pá, má, pé, fé, pó, dó.

Aqui você conheceu algumas das regras básicas de acentuação. Até a próxima!