Logo ClickeAprenda
HIS

Café: da Etiópia para o mundo


Publicada em: 16/08/2010

Conta uma lenda que, na distante região da Abissínia, atual Etiópia, um pastor chamado Kaldi ficava sempre muito intrigado com o comportamento de suas cabras ao voltarem do pasto. Kaldi notava que seus animais retornavam sempre saltitantes e espertos após um período de pastagem.

Pé de café

Curioso para descobrir o que acontecia, Kaldi decidiu seguir suas cabritas. Percebeu, então, que os animais gostavam de comer um fruto vermelho de um arbusto. O pastor experimentou o fruto e também se sentiu muito mais animado.

A notícia se espalhou rapidamente e logo chegou aos ouvidos de monges que habitavam a mesma região. Curiosos, os religiosos passaram a consumir o fruto, preparado em água quente. Nascia, assim, uma das mais famosas bebidas do mundo, o café.

Sacos de café

Essa lenda tem o grande valor histórico de registrar a origem do consumo desta planta da família rubiácea. Nativa da Etiópia, ela é parte da vegetação natural da região.

Muito antes do café se tornar popular em todo o mundo, ele já era consumido pelos nativos. O costume era comer o fruto amassado com banha animal.

Da Etiópia, o café passou a ser consumido no atual Iêmen, na Península Arábica, e depois se difundiu por todo o mundo árabe, especialmente após a expansão turca no século XV. Até o começo do século XVI, o café só era conhecido na Europa por poucos viajantes que visitavam o Oriente. Porém, já no século XVIII seu consumo se tornou quase que obrigatório pelos europeus.

No s√©culo XIX, a Am√©rica Latina e alguns pa√≠ses da √Āsia se transformaram nos maiores produtores da bebida. Atualmente, o Brasil √© o principal fornecedor mundial de caf√©.

Falando nisso, que tal um cafezinho?




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA