Logo ClickeAprenda
BIO

MP3 pode deixar surdo


Publicada em: 18/10/2010

 

Com o desenvolvimento de tecnologias, como o MP3, os jovens t√™m a oportunidade, cada vez maior, de ouvir m√ļsicas nos mais diferentes lugares. Hoje em dia, pode-se levar um pequeno aparelho repleto de m√ļsicas para qualquer lugar sem carregar qualquer peso significativo. Mas, o que poderia ser algo extremamente positivo vem trazendo grandes preocupa√ß√Ķes aos m√©dicos das mais diferentes partes do mundo.

O grande problema não é o aparelho em si, mas o seu uso inadequado. O volume de muitos aparelhos de MP3 pode atingir 120 decibéis. Esse nível de decibéis é comparável à turbina de um avião. Geralmente, esse aparelho é utilizado próximo ao seu volume máximo, volume este que pode ocasionar sérios problemas ao seu aparelho auditivo.

O problema √© que o uso prolongado de aparelhos como esse em alto volume est√° provocando comprometimento da capacidade auditiva de jovens em todo o mundo, al√©m de provocar zumbidos cr√īnicos e de dif√≠cil tratamento. Esses problemas auditivos podem chegar a causar acidentes! Muitos jovens o utilizam quando caminham nas ruas, o que o isola acusticamente do que est√° ocorrendo ao seu redor. Em caso de prov√°vel acidente, gritos de alerta, por exemplo, n√£o ser√£o escutados pelo jovem. Esse comportamento desatento dos que utilizam esse tipo de aparelho auditivo em alto volume acaba exigindo maior aten√ß√£o de motoristas para evitar acidentes, muitas vezes, fatais.

Os danos auditivos causados pelos aparelhos também podem afetar o rendimento escolar. Com diminuição da capacidade auditiva e zumbidos frequentes, os alunos perdem a capacidade de concentração, o que resulta em prejuízo em seus resultados escolares, dificultando seu aprendizado.

O que se espera √© uma gera√ß√£o futura de adultos e idosos com s√©rias dificuldades auditivas. Portanto, sempre que utilizar aparelhos eletr√īnicos como esse, atente para o volume. Evite provocar danos irrevers√≠veis ao seu aparelho auditivo: Preserve-se!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA