Logo ClickeAprenda
HIS

Quem s√£o os curdos ?


Publicada em: 30/08/2005

O risco de uma guerra contra o Iraque traz √† tona a discuss√£o de uma s√©rie de quest√Ķes e consequências que podem ser resultantes do conflito. Entre elas est√° a possibilidade dos curdos conquistarem, depois de muitos anos de luta, sua autonomia. Mas voc√™ sabe quem s√£o os curdos?

Os curdos s√£o descendentes de indo-europeus e constituem o maior grupo √©tnico sem Estado do mundo (mais de 25 milh√Ķes). Este povo possui uma cultura milenar, modificada apenas pela ado√ß√£o do islamismo como religi√£o no s√©c VII. Eles reivindicam um Estado pr√≥prio e vivem na Turquia (cerca de 14 milh√Ķes), no Iraque, no Ir√£, na S√≠ria e em pa√≠ses da antiga URSS. O Curdist√£o abrange uma vasta regi√£o localizada na conflu√™ncia das fronteiras destes pa√≠ses.

A maior parte do Curdistão está inserida no território da Turquia, seguindo-se o Iraque e o

Por volta do século IV o Curdistão era parte do império Bizantino, que posteriormente foi denominado Império Otomano. Este entrou em decadência e esfacelou-se após a 1º Guerra Mundial. Ao final deste conflito, as grandes potências europeias (vencedoras) repartiram o Império Otomano em zonas coloniais. Parte dos curdos ficou dentro do norte do Iraque, submetidos ao domínio britânico. Outra parte foi dividida entre os outros países.

Desde então, diversos levantes armados ocorreram sendo violentamente reprimidos. A luta pelo Curdistão independente continua apesar de décadas de repressão.

Mesmo repartido em pa√≠ses diferentes, o povo curdo se identifica pela cultura, hist√≥ria, ancestralidade e l√≠ngua. Por√©m, todos aqueles pa√≠ses que possuem popula√ß√£o de etnia curda se op√Ķem √† cria√ß√£o de um governo curdo aut√īnomo, o que teria implica√ß√Ķes econ√īmicas. O Iraque, por exemplo, perderia o Curdist√£o, regi√£o respons√°vel por mais da metade da sua produ√ß√£o de trigo e petr√≥leo.

Na Turquia, a resist√™ncia curda √© dirigida, sobretudo pelo Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK). Al√©m deste, existem outras fac√ß√Ķes tamb√©m em outros pa√≠ses, que brigam pela lideran√ßa do movimento: o UPK (Uni√£o Patri√≥tica do Curdist√£o), o PDK (Partido Democr√°tico do Curdist√£o), o LIK (Liga Isl√Ęmica do Curdist√£o) e outras organiza√ß√Ķes menores. Esses grupos tendem a receber apoio de pa√≠ses da regi√£o como Ir√£, Iraque e at√© Estados Unidos, mas na realidade, nenhum deles est√° interessado em defender os curdos seja l√° de que partido forem. Ao apoi√°-los, eles pretendem dividir a resist√™ncia curda e impedir o avan√ßo da luta pela autodetermina√ß√£o.

Uma eventual guerra contra o Iraque é vista pelos curdos iraquianos como uma grande oportunidade para se tornarem independentes.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA