Logo ClickeAprenda
MAT

História do Sudoku


Publicada em: 00/00/0000

O Sudoku foi criado pelo arquiteto e designer de puzzles norte-americano Howard Garns no ano de 1979. Sua criação foi publicada na revista Dell Pencil Puzzles and World Games, da Dell Magazines (editora especializada em jogos de raciocínio), com o nome de Number Place - nos EUA, também é chamado de Nanpure.

No come√ßo, n√£o teve uma repercuss√£o imediata, sendo levado ao Jap√£o somente em 1984 pela Nikoli (revista de racioc√≠nio l√≥gico oriental). L√°, recebeu o nome de "suuji wa dokushin ni kagiru". Para dar um "brilho” maior ao jogo, o presidente da companhia fez pequenas altera√ß√Ķes e renomeou o jogo para Sudoku.

Em abril de 2005, o jogo j√° havia conquistado muitos outros jornais. The Guardian chegou a imprimir um Sudoku em cada p√°gina do jornal, e o passatempo ganhou at√© um programa de r√°dio e outro de TV. Aqui no Brasil, o Sudoku era divulgado desde 1994 por uma revista de racioc√≠nio l√≥gico, mas com o nome "De 1 a 9". Somente quando a brincadeira explodiu na Europa, a empresa rebatizou seus jogos e come√ßou a ganhar p√ļblico.

Sudoku

Normalmente, o jogo √© composto por uma grade 9X9 constitu√≠da de 9 subgrades 3X3 denominadas de regi√Ķes. Certas c√©lulas j√° cont√™m n√ļmeros, chamados de dados. A finalidade do jogo √© preencher as c√©lulas vazias, com um n√ļmero em cada c√©lula, de forma que cada coluna, linha e regi√£o contenham os n√ļmeros de 1 a 9 apenas uma vez. H√° tr√™s formas de resolver o Sudoku:

Varredura: ocorre quando se varre a grade √† procura de quadr√≠culas que possam conter apenas um n√ļmero.


An√°lise: √© a an√°lise de cada dom√≠nio √† procura das posi√ß√Ķes onde cada algarismo de 1 a 9 possa aparecer.


Emparelhamento: √© a an√°lise feita com “olho cl√≠nico”, para identificar as situa√ß√Ķes que podem levar √† simplifica√ß√£o do problema.

O jogo pode apresentar graus de dificuldades, como: f√°cil, m√©dio e dif√≠cil. √Č aplicado em diversas escolas com o intuito de trabalhar o racioc√≠nio l√≥gico dos estudantes, pois requer bastante aten√ß√£o e an√°lise para obter uma solu√ß√£o satisfat√≥ria.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA