Logo ClickeAprenda
BIO

Câncer aumenta em mulheres jovens


Publicada em: 00/00/0000

Há poucos anos, o número de pessoas com câncer era bem menor que atualmente. Um estudo feito recentemente é alarmante, principalmente para mulheres mais jovens.

Foram divulgados, nesse estudo, índices sobre o crescimento da ocorrência de câncer de mama. Nos últimos três anos, triplicou o número de mulheres que ainda nem completaram 40 anos e já foram vítimas da doença.

Campanha de combate ao câncer de mama

Em 2003, a incidência desse tipo de tumor nas mulheres mais jovens era de 5,6%. No ano passado esse grupo passou a representar 16,8% das ocorrências.

Os números são da Sociedade Brasileira de Mastologia, que estudou 315 pacientes mulheres de todo país e revelam, ainda, que além da convivência precoce com a doença, os tumores em mulheres abaixo de 40 anos são, na maioria, muito agressivos e com chances aumentadas de recorrência.

 

Agora, o grande desafio é descobrir exatamente quais as causas desse aumento nos casos das mulheres jovens. Os pesquisadores acreditam que o crescimento acelerado estaria relacionado a algumas mudanças nos hábitos das mulheres.

Dentre os principais fatores que poderiam influenciar o crescimento acelerado estão o fumo, o uso prolongado de anticoncepcionais e o aumento do estresse.

Uma arma a favor das mulheres ainda é a prevenção. Descobrir a presença de um tumor precocemente é extremamente importante para aumentar as chances de cura. O autoexame é o grande responsável pela detecção precoce do câncer de mama e todas as mulheres devem fazê-lo.

Outro elemento que deve ser levado em conta é o genético. Mulheres que possuem casos de câncer na família devem ficar alerta e realizar outros exames com Frequência.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA