Logo ClickeAprenda
FIS

Ver√£o sem √°gua!


Publicada em: 00/00/0000

Praias lotadas durante os feriados de final de ano.

Para quem acompanha essa coluna há mais de um ano deve se lembrar de notícia com dicas de atitudes simples para economizar água e energia elétrica durante o verão. Pois é, parece que novamente esse tema ganha força. Só que não mais como um alerta, mas sim como fato: algumas praias do litoral paulista enfrentaram problemas com a falta de água durante os feriados das festas de fim de ano!

Outra notícia divulgada discretamente durante o final de ano falava da necessidade de se acionarem as usinas termoelétricas para dar conta da crescente demanda de energia elétrica.

 

Então, vamos tentar acompanhar alguns fatos ocorridos nos últimos tempos, para entender melhor os acontecimentos mais recentes. Ao longo de 2007, muito se falou do aquecimento global. E mais do que falar, ele foi sentido na pele. Afinal, já parece ser um fato consumado que ano a ano as temperaturas médias estão aumentando.

Incêndio em San Diego, California.

Além disso, no final do ano passado, boa parte do país passou por uma grande estiagem. E não foi só no Brasil, basta lembrar das imagens das chamas em San Diego, Califórnia. Incêndios e falta de chuvas sempre ocorrem numa determinada época do ano, mas ninguém mais duvida de que ultimamente esses eventos tenham se intensificado.

Sem chuvas, os reservatórios ficam sem água.

Com a longa estiagem, vários reservatórios ficaram com os níveis de água baixos. Isso compromete tanto a produção de energia pelas usinas hidrelétricas, como o abastecimento de água para a população. E com o aumento das temperaturas as pessoas usam mais ventiladores e ar-condicionado. Ou seja, consomem mais energia. E lembre-se de que o uso do horário de verão não economiza energia suficiente para suprir esse aumento.

Juntando a esses dois fatores o aumento da popula√ß√£o nas cidades litor√Ęneas devido aos feriados prolongados, tem-se o cen√°rio ideal para uma crise de recursos naturais. Isso sem contar o fator humano: o desperd√≠cio! Se n√£o bastassem as causas naturais para a escassez da √°gua, ainda existem pessoas que insistem em us√°-la de forma inconsciente.

Infelizmente, esta coluna começa 2008 com a mesma mensagem de 2007: seja consciente e não desperdice água e energia elétrica. Mas fica o desejo de que em 2009 as notícias possam ser melhores!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA