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Como se defender do bullying?


Publicada em: 29/03/2011

Os resultados de um estudo feito na UNICAMP, em 2010, com o objetivo de refletir sobre o bullying na escola brasileira apontam para um n√ļmero grande (60%) de v√≠timas que se sentem menosprezadas pelos seus pares. Acompanhe como esse fen√īmeno de agress√£o f√≠sica e moral pode ser combatido.

“Ningu√©m pode fazer voc√™ se sentir inferior
sem o seu pr√≥prio consentimento”.
Eleanor Rooservelt (1884-1962)

Cotidianamente, educadores se deparam com o problema comum nas escolas: a viol√™ncia entre os alunos. Uma dessas formas de viol√™ncia hoje tem sido alvo de investiga√ß√Ķes e de melhor compreens√£o de suas caracter√≠sticas: o bullying. No livro El Bullying: la intimidaci√≥n y maltrato entre iguales (2002), de J. Martinez, a palavra “bully”, do ingl√™s, significa “aquele que √© valente”, sentido ligado √†s condutas relacionadas a intimida√ß√£o, agress√£o, tiraniza√ß√£o, amea√ßas e insultos sobre uma v√≠tima de quem ocupa tal papel.

Hoje em dia, a palavra tamb√©m se emprega para considerar o ass√©dio que uma pessoa ou um grupo pratica. Por outro lado, no Jap√£o, o termo que se utiliza para a palavra √© “ljime”, ou “ljime-ru” (quando agress√£o verbal). No entanto, o mais significativo da defini√ß√£o japonesa √© a conflu√™ncia de tr√™s caracter√≠sticas: os agressores t√™m uma posi√ß√£o dominante, os atos causam sofrimento mental e/ou f√≠sico e ocorrem entre iguais.

 

Identificamos o bullying a partir de condutas agressivas entre estudantes, com tipos distintos de agress√£o e manifestando-se por meio do exerc√≠cio de a√ß√Ķes negativas de um sobre o outro. √Č importante ter em mente que, em todos os casos de bullying, h√° um (ou mais) autor mal intencionado querendo causar dano a uma v√≠tima, os alvos de bullying.

Os alvos, geralmente, são sujeitos excessivamente acanhados e tristes, apresentando alguma característica culturalmente estabelecida que os destoam do grupo social de que fazem parte: a cor do cabelo, o tipo físico, a opção sexual etc. Além disso, o autor do bullying agride o alvo em frente a espectadores durante um período de tempo tal para que seja uma violência recorrente.

 

A explicação de que a diferença culturalmente estabelecida seria a causa para a escolha intencional e repetida de um mesmo alvo para os ataques de seus algozes não é a melhor. Meninos e meninas que se tornam alvos de bullying parecem concordar com a humilhação que recebem, não tendo forças para superá-la. Esses têm um cotidiano de sofrimentos por manter uma imagem empobrecida de si.

Por isso, é aconselhado detectar esse problema, diferenciando-o de brincadeiras agressivas, incidentes pontuais ou brincadeiras relacionadas ao processo de amadurecimento do jovem, pois o caso é diferenciado: um escolar se vê submetido a atos negativos de outros escolares quando sofre violência de forma repetitiva e prolongada.

Formas de revers√£o

Conseguir refazer essa imagem empobrecida que o alvo de bullying faz de si n√£o √© algo f√°cil. √Č por isso que os pais devem sempre estar junto dos professores e dos coordenadores da escola para saber como √©, verdadeiramente, a vida social do seu filho na escola. Se a crian√ßa n√£o quer mais ir √† escola, sofre queda no desempenho escolar, volta com menos dinheiro do que deveria, chega em casa machucada, prefere se isolar no quarto e n√£o gosta de comentar sobre os assuntos escolares, √© importante conversar e saber os motivos dessas mudan√ßas de comportamento.

 

Em geral, quando a criança sofre bullying por um longo período, ela aceita essa conduta dos colegas e não é capaz de se indignar com essa situação. Muitas vezes sozinha e sem amigos para a apoiarem, a criança se isola socialmente e prefere não comentar sobre o assunto com ninguém.

Muitas vezes preocupados com o conte√ļdo escolar, esses atos de bullying passam despercebidos pelos professores da escola, os quais, muitas vezes, s√£o tamb√©m respons√°veis por chacotas feitas aos alunos. “Brincadeiras” de professores, como apelidos, podem ser um estopim para que os alunos achem normal tratar seus colegas de sala da mesma forma.

 

O bullying, hoje, √© um grande problema nas escolas do mundo todo. A interven√ß√£o deve vir dos pais, da escola e dos envolvidos, com a√ß√Ķes sociais e psicol√≥gicas que consigam que os envolvidos se indignem com a situa√ß√£o e tentem revert√™-la.




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