Logo ClickeAprenda
MAT

Epidemias e inflação confundem nossas contas


Publicada em: 30/08/2005

 

Imagine a seguinte situação:
A popula√ß√£o de uma certa cidade esta sendo v√≠tima de uma epidemia. As autoridades de sa√ļde contabilizaram o crescimento no n√ļmero de v√≠timas da doen√ßa, e conclu√≠ram que ele dobra a cada cinco dias. Se em um m√™s e meio a epidemia contaminou um quarto (25%) da popula√ß√£o, em quanto tempo ela ter√° contaminado metade (50%)?

Se você respondeu que será necessário mais um mês e meio você está errado. Neste ritmo, serão necessários apenas cinco dias para que a metade da população esteja contaminada pela doença.
Agora imagine outra situação. Você compra um carro e financia a compra em 48 meses, com taxa de juros de 1,5% ao mês.

Qual ser√° o acr√©scimo total no valor do carro? Voc√™ sabia que o carro chega a dobrar de pre√ßo se financiado nestas condi√ß√Ķes?
Uma √ļltima quest√£o: Se a infla√ß√£o em um determinado m√™s foi de 2,5%, e no m√™s seguinte foi de 1,8%, voc√™ acha que a infla√ß√£o acumulada nos dois meses √© de 4,3% (2,5 + 1,8)? Se voc√™ respondeu que sim errou de novo. A infla√ß√£o acumulada √© maior do que os 4,3%.

 

Antes que voc√™ comece a achar que os autores deste "site" est√£o perdendo o ju√≠zo por misturar epidemia com infla√ß√£o numa mesma p√°gina, saiba que todos estas perguntas (e as respostas aparentemente estranhas que demos para elas) podem ser explicadas se voc√™ estudar com aten√ß√£o as progress√Ķes geom√©tricas, as fun√ß√Ķes exponenciais e os logaritmos.

Nós recomendamos que você faça isso e depois, se ainda não entender as respostas para as perguntas acima, converse com seu professor de matemática pois, como você deve ter notado, se referem a assuntos muito importantes no seu dia a dia.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA