Logo ClickeAprenda
BIO

Destruir o vírus da varíola?


Publicada em: 00/00/0000

 

Uma doença viral considerada uma das mais graves da história da humanidade é a varíola. Essa doença é transmitida através de contato entre pessoas infectadas e sadias. Geralmente, sua via de entrada são as vias respiratórias.

A descoberta da vacina da var√≠ola ocorreu no final do s√©culo XVIII, e a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) declarou a doen√ßa erradicada em 1900. Depois da fabrica√ß√£o de uma quantidade consider√°vel de vacinas, os exemplares dos v√≠rus utilizados para sua produ√ß√£o foram destru√≠dos em todos os laborat√≥rios do mundo, exceto por dois laborat√≥rios de seguran√ßa m√°xima que se localizam nos EUA e na R√ļssia.

Agora, a OMS anuncia que ir√° decidir o futuro das √ļltimas amostras do v√≠rus causador da doen√ßa. A decis√£o de destru√≠-lo ou de mant√™-lo tem sido adiada faz muito tempo e ainda n√£o foi tomada.

O argumento para mantê-los é o de possuir o vírus para a produção de novas vacinas, afinal, só a partir dele é possível produzi-la. O argumento para destruí-lo é a chance de o vírus ser liberado no ambiente novamente por um possível acidente no laboratório, desencadeando uma nova epidemia, ou mesmo de uma contaminação acidental por trabalhadores no laboratório, como ocorreu em 1970 no Reino Unido.

Uma assembleia liderada pela OMS está prevista para maio. Assim, o futuro do vírus será decidido.
Para saber mais sobre a varíola e o Brasil, acesse a página sobre a revolta da vacina.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA