Logo ClickeAprenda
BIO

Os anéis da idade


Publicada em: 30/08/2005

Durante o per√≠odo Jur√°ssico e por muitos milh√Ķes de anos mais, grandes florestas com diversos tipos de sequoias proliferaram. Contudo, devido √†s glacia√ß√Ķes ocorridas h√° aproximadamente um milh√£o de anos, o clima na maioria das regi√Ķes em que habitavam tornou-se frio demais para elas. Atualmente, a √ļnica esp√©cie desse g√™nero √© a Sequoiadendron giganteum, mais conhecida como sequoia gigante, restrita √† regi√£o central do estado da Calif√≥rnia, nos Estados Unidos.

 

Essas plantas representam uma das maiores e mais longevas formas de vida existentes sobre a Terra. A foto ao lado mostra o corte transversal do tronco de um exemplar que viveu durante 1300 anos. Esta √°rvore, que foi derrubada por lenhadores em 1891, tinha mais de 90 metros de altura. Outros exemplares de sequoia gigante, ainda vivos, possuem troncos com 10 metros de di√Ęmetro. Ningu√©m sabe quanto tempo uma planta dessa pode viver; diversas √°rvores existentes nos Parques Nacionais das Sequoias e de Kings Canyon, nos EUA, t√™m cerca de 3000 anos de idade e ainda crescem vigorosamente, produzindo sementes todo ano. Parece incr√≠vel, n√£o √©?

Mas, por que será que as sequoias gigantes podem viver tanto tempo? Será que alguém sabe explicar como isso pode acontecer?
Na verdade, acredita-se que diversos fatores possam contribuir. Contudo, a casca extremamente dura e grossa dessa planta √© citada como o principal fator, pois ela confere uma prote√ß√£o natural contra ataque por fungos, insetos e outros inimigos naturais. Al√©m disso, e n√£o menos importante, essa casca √© muito resistente ao fogo, um dos principais riscos para esse tipo de vegeta√ß√£o.Ali√°s, os inc√™ndios naturais contribuem bastante com o ciclo de vida dessa gimnosperma, cujos cones, devido √† a√ß√£o do fogo, caem dos galhos da √°rvore, possibilitando que as sementes atinjam o solo. Outro modo de libera√ß√£o das sementes depende da intera√ß√£o com esquilos, que comem a parte macia dos cones, derrubando as sementes. Cada cone feminino produz cerca de 200 sementes, que enfrentar√£o muitas dificuldades para conseguir se transformar numa planta adulta. Afinal, crescendo numa floresta com √°rvores t√£o altas, poucas pl√Ęntulas receber√£o a quantidade de luz necess√°ria para produzir seu alimento.

Curiosidade:

Acredita-se que o nome sequoia tenha sido dado em homenagem a um famoso líder indígena, cujo nome era Sequoyah, filho de uma índia cherokee com um imigrante alemão. Também conhecido como George Guess, ele foi um escritor que registrou a linguagem de sua tribo.

Você deve estar se perguntando "como eles podem calcular a idade da árvore?". Bem, pergunte a ela, que ela lhe dirá. Não é tão difícil assim: no verão, com maior abundância de água, a árvore cresce bastante em espessura, formando feixes lenhosos de grande calibre. Porém, à medida que o rigoroso e seco inverno se aproxima, o crescimento vai ficando mais lento e a espessura dos vasos lenhosos formados é menor. Essa diferença na atividade do câmbio, um meristema secundário, resulta na formação de anéis mais claros (verão) ou mais escuros (inverno), que são visíveis quando o tronco é cortado transversalmente. Em áreas de clima temperado, nos quais as estações são bem definidas, a cada ano é formado um novo anel de crescimento, que revela a idade da árvore. Já em locais de clima tropical, porém, essa técnica não funciona tão bem, pois os anéis não correspondem necessariamente aos anos, mas à alternância entre períodos mais secos e outros mais úmidos.

 

 

Obviamente só pode ser contada a idade de árvores que caíram, ou daquelas que foram derrubadas há muito tempo. As demais têm sua idade estimada. Ninguém iria derrubar uma árvore dessas só para saber sua idade, até porque atualmente é proibida por lei a extração da sequoia gigante. Também, pudera! Quase um quarto das sequoias gigantes existentes foi derrubado entre 1850 e 1890, para uso da madeira na construção civil.

 

 

 

 

 

 




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA