Logo ClickeAprenda
LIT

Esquecimento e lembrança


Publicada em: 30/08/2005

Esquecimento e lembrança formam uma dupla que acompanha constantemente os escritores, principalmente os mais polêmicos. Em alguns casos o esquecimento chega a durar séculos.

As razões são várias, as histórias diferentes, mas é muito comum escritos e escritores serem redescobertos depois de anos, às vezes mais tempo ainda...

Um caso curioso aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, que hoje conhecemos como o primeiro texto literário brasileiro, mas que ficou escondido em arquivos até ser redescoberto no século XIX, mais de três séculos depois de ter sido redigida.

GregĂłrio de Matos, esquecido durante anos

Camões também não foi poupado. Morreu na pobreza e no esquecimento, para só depois ser considerado o grande poeta da língua portuguesa.

No Brasil, tivemos ainda o caso de Gregório de Matos. Ele nunca teve seus poemas publicados em vida: demoraram mais de cem anos para serem impressos e finalmente valorizados.

Tudo isto para dizer que no mês de outubro deste ano completaram-se 50 anos da morte de Oswald de Andrade, escritor modernista do qual você já deve ter ouvido falar.

Oswald de Andrade

Afinal, ele virou praticamente uma “celebridade” na Literatura Brasileira, sendo lido e relido como um dos grandes autores do século XX e tendo se transformado em referência para outros escritores e artistas, como os poetas concretos e os tropicalistas. Mesmo assim, essa reverência à sua obra não existiu sempre.

Depois de ter sido um dos grandes expoentes do movimento modernista, e deste grupo passar a ser considerado fundamental para a literatura nacional, Oswald foi esquecido. Quando morreu, era considerado superado. Seu enterro não atraiu multidões, nem foi muito comentado.

Hoje, 50 anos depois, o reconhecimento pĂşblico: o aniversário de sua morte será comemorado em grande estilo, com o relançamento de sua obra completa, diversas exposições e até reapresentações de suas peças.

A memória de Oswald está preservada!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA