Logo ClickeAprenda
MAT

Fim do hor√°rio de ver√£o


Publicada em: 06/04/2005

Pergunte a qualquer pessoa na rua quantas horas tem um dia e ela responder√°, sem d√ļvida, ¬ď24 horas¬Ē. De fato, a contagem de horas dos 365 dias do ano √© feita de 00:00 at√© 24:00h. Bem, isso sem levar em conta um fato que acontece todo o ano, h√° 31 anos: o hor√°rio de ver√£o.
 
O hor√°rio, que √© adotado no Distrito Federal e em mais 10 estados das regi√Ķes sul, sudeste e centro-oeste, teve in√≠cio no dia 2 de novembro de 2004 e terminou no dia 19 de fevereiro de 2005. Por isso, o dia 2 teve uma hora a menos e o dia 19 uma hora a mais do que o normal. H√° os que gostem e os que n√£o gostem desse sistema, pelos mais diversos motivos. Mas afinal, o que √© e para que serve o hor√°rio de ver√£o?

 

O hor√°rio de ver√£o √© uma medida criada com o objetivo de reduzir o consumo e diminuir a demanda de energia no hor√°rio de pico do consumo, atrav√©s do melhor aproveitamento da luz solar. Teoricamente ele deve come√ßar no primeiro domingo da segunda quinzena de outubro e terminar no primeiro final de semana de fevereiro, mas essas datas podem ser antecipadas ou alongadas de acordo com as necessidades do setor el√©trico ou por algum fator externo de grande relev√Ęncia. Esse melhor aproveitamento da luz solar permite uma economia total de energia de 1% e na demanda, no hor√°rio de pico, de 3,5 a 5%.

Esse sistema funciona da seguinte maneira: as pessoas come√ßam a chegar em casa por volta de 18 horas e ligam a luz el√©trica interna de suas resid√™ncias. Nessa mesma hora, a ilumina√ß√£o p√ļblica come√ßa a funcionar e muitas ind√ļstrias continuam trabalhando. No hor√°rio de ver√£o, os rel√≥gios s√£o adiantados em 1 hora. Os dias ficam mais longos e a ilumina√ß√£o p√ļblica e das resid√™ncias passam a funcionar ap√≥s 19 horas, quando o consumo industrial come√ßa a cair. Com isso h√° a redu√ß√£o da carga nesse hor√°rio.
 
O sistema é adotado somente nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pois tem efeito apenas para os estados mais ao Sul do país. Quanto mais próximo da linha do equador, menor o efeito da medida.

 

Este ano, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, nos 110 dias de horário de verão houve uma redução de 5,5% no consumo de energia elétrica no país entre as 19h e 22h.
 
A medida, segundo o minist√©rio de Minas e Energia, n√£o tem como principal objetivo economizar energia, mas ¬ďmelhorar a seguran√ßa do sistema el√©trico, eliminando riscos de sobrecarga no hor√°rio de pico, al√©m de reduzir a gera√ß√£o t√©rmica de custo mais elevado¬Ē.

O Ministério das Minas e Energia afirma que nos próximos dois anos está descartado o risco de racionamento já que, além do horário de verão, o período de chuvas favoreceu o sistema elétrico, aumentando o nível de alguns dos principais reservatórios do país.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA