Logo ClickeAprenda
LIT

Deus é brasileiro!


Publicada em: 30/08/2005

O famoso dito popular “Deus é brasileiro” faz referência a algumas das tradições do nosso povo. Em época de Copa do Mundo, por exemplo, todos acreditam que Deus veste a camisa amarelinha. As diversas religiões que se espalham pelo Brasil exaltam o mesmo Deus, com aspectos diferentes, porém com a mesma força que carrega a fé dos brasileiros. A alegria, característica sempre elogiada, o clima tropical e a esperança no futuro, todos acreditam, trariam Deus à nossa terra.

Deus é brasileiro

Foi pensando nisso que o cineasta Cacá Diegues levou às telonas o filme “Deus é brasileiro”. Inspirado levemente no conto “O santo que não acreditava em milagres”, de João Ubaldo Ribeiro, o filme conta que, cansado dos problemas da Humanidade, Deus resolve tirar férias, para descansar nas estrelas distantes. Para isso, ele precisa encontrar um santo que o substitua, e resolve procurá-lo no Brasil, um país muito religioso, mas que nunca teve um santo reconhecido oficialmente.

No filme, Deus encontra Taoca, um esperto pescador que se torna seu guia pelas estradas do país, e Madá, uma jovem solitária que acaba se apaixonando pela figura divina.

Cacá Diegues disse, em depoimento ao Jornal da Tarde em 04/02/2002: “O que me interessa é Deus como o personagem mais importante da civilização ocidental, envolvido numa comédia despretensiosa, que discute a diversidade baiana e o sincretismo religioso do brasileiro.”

O elenco traz Antonio Fagundes no papel de Deus, Wagner Moura como Taoca e Paloma Duarte interpretando a jovem Madá.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA