Logo ClickeAprenda
LIT

Deus é brasileiro!


Publicada em: 30/08/2005

O famoso dito popular “Deus é brasileiro” faz referência a algumas das tradições do nosso povo. Em época de Copa do Mundo, por exemplo, todos acreditam que Deus veste a camisa amarelinha. As diversas religiões que se espalham pelo Brasil exaltam o mesmo Deus, com aspectos diferentes, porém com a mesma força que carrega a fé dos brasileiros. A alegria, característica sempre elogiada, o clima tropical e a esperança no futuro, todos acreditam, trariam Deus à nossa terra.

Deus é brasileiro

Foi pensando nisso que o cineasta Cac√° Diegues levou √†s telonas o filme ¬ďDeus √© brasileiro¬Ē. Inspirado levemente no conto ¬ďO santo que n√£o acreditava em milagres¬Ē, de Jo√£o Ubaldo Ribeiro, o filme conta que, cansado dos problemas da Humanidade, Deus resolve tirar f√©rias, para descansar nas estrelas distantes. Para isso, ele precisa encontrar um santo que o substitua, e resolve procur√°-lo no Brasil, um pa√≠s muito religioso, mas que nunca teve um santo reconhecido oficialmente.

No filme, Deus encontra Taoca, um esperto pescador que se torna seu guia pelas estradas do país, e Madá, uma jovem solitária que acaba se apaixonando pela figura divina.

Cac√° Diegues disse, em depoimento ao Jornal da Tarde em 04/02/2002: ¬ďO que me interessa √© Deus como o personagem mais importante da civiliza√ß√£o ocidental, envolvido numa com√©dia despretensiosa, que discute a diversidade baiana e o sincretismo religioso do brasileiro.¬Ē

O elenco traz Antonio Fagundes no papel de Deus, Wagner Moura como Taoca e Paloma Duarte interpretando a jovem Mad√°.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA