Logo ClickeAprenda
GEO

Cientistas alertam para o perigo de queimadas ao meio ambiente


Publicada em: 10/06/2005

Queimadas como as que devastaram a Indonésia há cinco anos pioram o aquecimento do planeta, ao aumentar a emissão de gases responsáveis peloefeito estufa, afirmam os cientistas.

Os incêndios catastróficos na Ásia destroemflorestase causam prejuízos estimados em mais de 20 milhões de dólares.

Efeito estufa

Os cientistas também divulgaram que cerca de 2,6 milhões de toneladas decarbonolançados naatmosferapelos incêndios, representam de 13 a 40 por cento da produção global anual do elemento, que é emitido pela queima decombustíveisfósseis como o petróleo, carvão e gás.

A maior parte do carbono está na forma de dióxido de carbono (CO2), um dos principais culpados pelo aquecimento global.

Segundo os cientistas, a pesquisa destaca o fato de que turfas tropicais estocam grandes quantidades de carbono, que serão lançados no ar durante futuros incêndios florestais.

O dióxido de carbono é conhecido por ser um dos principais responsáveis pelo aquecimento da atmosfera terrestre. Incêndios frequentes, aliás, são uma ameaça potencial, que contribuem significantemente para esse aquecimento.

Queimadas na Indonésia

As queimadas na Indonésia começaram, principalmente, com ascompanhias madeireirastentando limpar a terra e fogo se espalhou devido a seca causada pelo El Niño-  fenômeno climático que causa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o qual afeta os padrões doclimaglobal.

A maioria dos incêndios começou com o objetivo de limpar a terra, mas durante os anos do El Niño eles se espalharam rapidamente e ficaram fora de controle.

Os cientistas avisaram que mais inc√™ndios levar√£o a emiss√Ķes mais altas de CO2, a n√£o ser que haja mudan√ßa de pol√≠ticas para controlar a limpeza das terras com o fogo.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA