Logo ClickeAprenda
GEO

As geleiras est√£o derretendo


Publicada em: 01/08/2005

Voc√™ j√° deve ter ouvido falar que as geleiras do √Ārtico est√£o derretendo. Isto n√£o √© nenhuma novidade, mas as consequências disso parecem cada vez mais assustadoras. Segundo algumas previs√Ķes, o derretimento dessas geleiras aumentaria o n√≠vel dos oceanos, que alagariam grandes extens√Ķes de terras litor√Ęneas em todo planeta. S√≥ em Bangladesh, cerca de 17 milh√Ķes de pessoas seriam expulsas de suas casas.

 

Publicado em 1953, o livro aborda a Inconfidência Mineira, contando em versos um pouco da história desse importante movimento brasileiro. Dentre os personagens principais, estão Tiradentes, Tomás Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa (estes últimos eram poetas árcades).

Apesar de ser uma de suas principais obras, este livro destoa um pouco de seus demais livros: o Romanceiro é um épico, que narra uma série de acontecimentos com um viés social, enquanto a maior parte da poesia de Cecília Meireles é lírica, mais fluida e sem preocupação social. De qualquer forma, o livro exigiu da autora anos de pesquisa, que resultaram num belo canto de amor à liberdade .

Dessa vez, a publicação será especial: o livro terá sua primeira edição ilustrada. Este ponto merece um capítulo à parte.

O relat√≥rio apresenta provas de que est√° ocorrendo uma mudan√ßa clim√°tica na regi√£o do √Ārtico e que isso tende a piorar se as emiss√Ķes dos gases de CO2 n√£o sofrerem uma redu√ß√£o imediata. O estudo come√ßou em 2000 com dois grupos: um estudou o impacto dessas mudan√ßas na fauna e flora, e o outro o impacto nas sociedades que vivem nas √°reas litor√Ęneas.

Os cientistas chegaram √† seguinte conclus√£o: at√© o fim do s√©culo passado, os oceanos tiveram seu n√≠vel aumentado em aproximadamente um metro, e o degelo do Ártico foi respons√°vel por cerca de 15% dessa eleva√ß√£o. Al√©m dos 17 milh√Ķes de pessoas amea√ßadas em Bangladesh, correriam riscos tamb√©m habitantes de regi√Ķes como a Fl√≥rida, Manila e Calcut√°.

 

Além disso, o derretimento das geleiras do Ártico mudaria também a temperatura do planeta e os níveis dos mares. De acordo com o estudo, o aquecimento no Ártico será duas ou três vezes maior do que no resto do planeta nas próximas décadas. Isso causaria o desaparecimento dos ursos polares e de algumas espécies de peixes em menos de cem anos. E as comunidades que vivem na região do Ártico devem sofrer maior incidência de tempestades.

Segundo a ONG World Wild Fund ( WWF), a √ļnica sa√≠da seria cortar as emiss√Ķes de gases. A WWF acusa o governo de alguns pa√≠ses que financiaram o estudo de "hip√≥critas", j√° que tomam a iniciativa de avaliar a quest√£o, mas n√£o aceitam assinar compromissos internacionais para lutar contra as mudan√ßas clim√°ticas, como o Protocolo de Kyoto. Os oito pa√≠ses que financiaram o estudo respondem por cerca de 30% das emiss√Ķes de CO2 no mundo. N√£o adianta apenas estudar o problema, √© necess√°rio tamb√©m lutar contra ele.




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA