Logo ClickeAprenda
FIS

Atividade solar e eletrodomésticos


Publicada em: 30/08/2005

 

O Sol fornece energia para a Terra, principalmente na forma de luz. Essa luz é fundamental para sustentar toda a vida na superfície terrestre, mantendo a temperatura amena e fornecendo energia para a realização de fotossíntese pelas plantas. Os produtos da fotossíntese (frutos, raízes e as próprias plantas) são consumidos pelos seres vivos, criando uma cadeia alimentar. Resumindo: o Sol mantém a vida. Mas também pode ser mortífero.

 

A Terra apresenta ciclos peri√≥dicos: o dia e a noite se alternam em ciclos de 24 horas, os anos se passam a cada 365 dias. Da mesma forma, o Sol tamb√©m apresenta v√°rios ciclos peri√≥dicos. Um destes √© o seu ciclo de atividade solar: a cada 11 anos, o Sol alterna entre emitir mais ou menos luz. Uma das maneiras de se medir o quanto o Sol est√° ativo √© o n√ļmero de manchas pretas (chamadas manchas solares) que ele possui, vistas com um telesc√≥pio com filtros de lentes. Se ele n√£o tiver nenhuma mancha, est√° tranquilo, emitindo luz sem excessos. Mas quanto mais manchas escuras ele tiver, maior √© sua atividade.

Mas n√£o √© s√≥ luz que o Sol emite √† Terra: chegam at√© n√≥s radia√ß√£o infra-vermelha, ondas de r√°dio, ultravioleta, e at√© mesmo part√≠culas. Entre estas part√≠culas est√£o pr√≥tons e el√©trons livres, part√≠culas carregadas que est√£o muito energ√©ticas, que viajam no espa√ßo vazio desde o Sol at√© chegarem na Terra, provocando v√°rios fen√īmenos.

 

Por exemplo, perto do polo norte estas partículas reagem com o campo magnético da Terra e emitem uma luz muito bonita, que é chamada de Aurora Boreal.

As partículas emitidas pelo Sol também podem interferir na transmissão dos satélites de comunicação (rádio, tv, telefone, GPS, internet). Agora, quando o Sol está na parte mais intensa do ciclo, isto pode causar curtos-circuitos nos satélites, e até mesmo em aparelhos eletrônicos na superfície terrestre!

O ano de 2005 √© um ano pr√≥ximo de um m√≠nimo de atividade solar. O √ļltimo ano com alta atividade solar foi 2001, quando alguns sat√©lites chegaram a falhar. Entretanto, os problemas foram t√£o pequenos que n√£o foram percebidos pela maioria das pessoas. Mas conforme a tecnologia vai ficando cada vez mais presente na nossa vida, √© de se esperar que estes efeitos do Sol, que sempre existiram, interfiram cada vez mais na nossa vida. Ah, e n√£o se esque√ßa do protetor solar!




Redes Sociais

Conteúdos Especiais


Powered by CLICKIDEA